A queixa da Alphabet, a casa mãe da Google, já tem cerca de um ano e alegava que a Microsoft tinha práticas anticompetitivas que "bloqueavam" os clientes à sua plataforma de cloud Azure. Agora a empresa decidiu retirar a queixa, apenas uma semana depois da Comissão Europeia ter decidido abrir uma investigação a várias tecnológicas sobre as suas práticas na cloud, entre as quais a Microsoft e a AWS.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
A confirmação foi feita hoje num post no blog da Google, assinado por Giorgia Abeltino, diretora sénior da Google Cloud Europe. "Hoje, estamos a retirar a queixa (contra a Microsoft) em virtude do recente anúncio de que a Comissão Europeia irá avaliar práticas problemáticas que afetam o sector da computação em nuvem através de um processo separado"
A rivalidade entre as duas empresas nos serviços de cloud é clara e a queixa tinha sido apresentada diretamente à Comissão Europeia. A diretora da Google Cloud Europe diz que a empresa vai "continuar a trabalhar com as autoridades, clientes e reguladores para defender a possibilidade de escolha aberta no mercado de cloud".
Os números mais recentes mostram que a Amazon, com a AWS, lidera o mercado de cloud com cerca de 30% de quota de mercado, sendo seguida pela Microsoft com 20% e a Google com 13%.
A nova investigação da União Europeia centra-se na atuação do Microsoft Azure e da Amazon Web Service (AWS) no mercado de cloud, avaliando se algumas ferramentas e serviços podem estar a reforçar a sua posição, contra as regras da competitividade.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários