
A Hackathon começa já no dia 12 de março e tem uma duração de 48 horas, durante a qual os jovens participantes são desafiados a desenvolver uma ferramenta digital que aproxime as pessoas das decisões políticas.
As inscrições ainda estão abertas atá dia 9 de março e são gratuitas para jovens dos 16 aos 30 anos, residentes num Estado Membro da União Europeia.
A iniciativa pretende incentivar e apoiar o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras, lideradas por jovens residentes na Europa, que combatam as barreiras que estes encontram diariamente, na participação em processos democráticos de tomada de decisão política, indicam os organizadores.
Há 5 desafios principais: combater a abstenção dos jovens, garantir acesso a informação e mensagens adaptadas aos interesses dos mais novos, construir transparência e confiança nos governos, envolver os jovens no processo político e permitir que ganhem experiência em posições de poder.
A Hackaton é organizada pelo Conselho Nacional de Juventude, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, e conta com o Alto Patrocínio da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude. Vai decorrer em formato digital e funciona como um evento satélite da Conferência de Juventude da União Europeia, enquadrada na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
A abertura está marcada para dia 12 às 9h30 e a equipa vencedora da Hackathon será divulgada no dia 15 de março pelo Ministro Tiago Brandão Rodrigues e pela Comissária Mariya Gabriel.
O prémio é de 10.000€ para que os vencedores possam desenvolver o projeto com o apoio da organização do evento.
Em destaque
-
App do dia
Com dificuldade em recordar uma tarefa importante? Há uma app gratuita que o mantém a par de tudo -
Site do dia
Melhore as suas competências em programação enquanto se diverte através da CodinGame -
Montra TEK
10 novos monitores para melhorar o setup de trabalho e gaming -
How to TEK
Não perca os seus dados. Descubra como fazer uma cópia de segurança do iPhone -
Especial: O melhor e pior de 2020
Comentários