A incubadora de empresas do Instituto Politécnico da Guarda acolhe em setembro a terceira startup de capital americano para desenvolver uma plataforma que estabeleça correspondência entre estudantes e propostas de emprego em todo o mundo.
A Solo vai desenvolver na Guarda "uma plataforma digital interativa que irá fazer corresponder as competências creditadas de estudantes e de trabalhadores de todo o mundo aos perfis profissionais que estejam a ser procurados em cada momento por empresas e instituições do mercado global”, revelou o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) numa nota enviada à agência Lusa.
A startup Solo, que se instala em 23 de setembro, será a terceira empresa tecnológica com capital dos Estados Unidos da América a vir este ano para a Incubadora de Empresas Desnuclearizada do IPG, depois da Seed by Seed e da AG-Transformer.
O presidente do IPG, Joaquim Brigas, salientou que “a forma como a Solo está a desenvolver a sua plataforma tem potencial para revolucionar a forma como alunos e trabalhadores de todo o mundo poderão abordar os seus estudos e a formação ao longo da vida”.
O dirigente sustentou que está previsto no acordo entre a Incubadora de Empresas Desnuclearizada e a Solo que, uma vez desenvolvidos os dispositivos tecnológicos necessários ao funcionamento da plataforma, seja implementado um projeto-piloto no Politécnico da Guarda, que terá a duração de um ano letivo.
“Concluída a fase de testes, e realizados os ajustamentos e melhorias que sejam necessários, a empresa passará então a promover a adoção da sua plataforma ao nível global e irá explorar o desenvolvimento e incorporação de novas valências”, assinalou o presidente do IPG.
Em qualquer destas fases, a Solo contará com a colaboração de investigadores e de estudantes do Politécnico da Guarda.
Joaquim Brigas considerou que a forma como o IPG concebeu a sua incubadora desnuclearizada está “a revelar-se muito apta para atrair, não só ideias com alto potencial, mas também investimento estrangeiro muito qualificado e talento empreendedor para esta região do interior”.
Para o dirigente, “com este contributo palpável para um sistema empreendedor local cada vez mais expressivo, o Politécnico da Guarda reforça o seu papel de dinamizador económico e social de toda a região”.
A Solo é uma empresa lançada pelo investidor norte-americano Sudesh Sangelkar, fundador e CEO da SPARK+ Technologies, e que oferece soluções baseadas em tecnologia Blockchain aos mercados dos Estados Unidos e da Ásia.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários