Chama-se Portal da Inovação e passa a reunir toda a informação útil relacionada com o Sistema de Inovação Nacional. Foi pensado para responder às necessidades de informação de empresas, entidades públicas e investigadores, compilando dados que até aqui estavam dispersos por diferentes plataformas e tornando-os mais fáceis de consultar.
A ideia é que “uma empresa que busca uma solução tecnológica para resolver uma necessidade do seu negócio, um investigador que pretende encontrar parceiros no Sistema Nacional de Inovação para desenvolver uma linha de investigação ou uma entidade de I&D que pretende divulgar a sua oferta tecnológica” encontrem respostas no portal.
A plataforma é promovida pela Agência Nacional de Inovação, que quer fazer dela um incentivo à inovação colaborativa. Ali reúne-se informação sobre as entidades que constituem o SNI, caracterizando-as e fazendo um mapeamento pelo país das entidades que fazem inovação e I&D. Reúnem-se dados sobre competências de investigadores, já com um portefólio de mais de 40 mil currículos, ou facilita-se a cooperação, por meio de uma ferramenta que permite procurar parceiros de negócio a partir de diferentes critérios (por exemplo, Investigação e Ensino Superior, Redes Colaborativas e Intermediação Tecnológica, Empreendedorismo, Financiamento à Inovação, Empresas e Outras Entidades).
O Portal da Inovação permite ainda pesquisar ou dar a conhecer tecnologias, numa área própria - Oferta e Procura de Tecnologia - que conta já com 5.184 registos entre tecnologias, negócios e parceiros para projetos, ligados à Rede Europeia de Empresas.
Estão já registadas na plataforma 1.235 entidades, onde se incluem 689 ligadas ao ensino superior e centros de I&D, 121 incubadoras, startups e aceleradores, 18 agências e associações financiadoras de I&D e 195 empresas. Os registos na plataforma são validados pela Agência Nacional de Inovação. Cada subscritor tem acesso a uma área personalizável com conteúdos do seu interesse.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários