(Corrigida) O sinal analógico de televisão foi desligado em todo o país na última quinta-feira, 26 de abril. Desde as 12h30 desse dia e até às 15 horas de hoje, a linha de apoio à migração para a televisão digital terrestre recebeu 1.150 chamadas de pessoas que ficaram sem serviço de televisão por não precaver a mudança.



Numa nota divulgada pela Anacom, sublinha-se que o número é pouco expressivo, tendo em conta que o universo abrangido pelo desligamento era de 1,9 milhões de pessoas ou 730 famílias, embora a maioria tenha passado ao lado da mudança por utilizar serviços de TV paga.



No dia 26, o desligamento de 15 emissores analógicos em 17 distritos, que envolveu centenas de concelhos, pôs termo à migração para a TDT a decorrer desde maio do ano passado, tendo em conta as fases piloto iniciais realizadas ainda em 2011.



A Anacom, entidade reguladora das comunicações eletrónicas, tem coordenado o processo. Fez hoje um primeiro balanço final do switch-off, mas ao longo de todo o processo tem disponibilizado informação diversa.



Para uma análise mais detalhada dos momentos que marcaram a introdução da TDT em Portugal, quem passar pela página de Internet da instituição tem à disposição um dossier que agrega todas as comunicações realizadas durante o processo.



O documento é apenas um entre várias disponíveis no site. Na coluna do lado esquerdo da mesma página pode encontrar estudos relacionados, uma cronologia, legislação, deliberações, entre outros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico



Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha no início da notícia, onde se referia, erradamente, que dia 26 de abril foi uma quarta-feira.