Os fóruns de viagens são os quartos mais visitados do ciberespaço e o tema das viagens o terceiro mais falado nas redes sociais, indica uma pesquisa do Boston Consulting Group.



A consultora divulgou um relatório no qual reúne dados que podem ser uteis às empresas deste sector, a viver uma forte mudança na forma como os consumidores chegam à informação e às marcas, sublinha o estudo.



O acesso generalizado à Internet colocou nas mãos dos consumidores o poder de procurarem os seus próprios destinos e alojamento, quando vão em viagem. Cada vez menos esse papel está na mão das agências de viagens.



O estudo aponta números e factos desta transição do centro de decisão das viagens e lazer para a Internet e assegura que só as empresas que consigam manter uma marca forte, com produtos atrativos e uma estratégia digital adequada conseguirão atravessar a mudança que o mercado de lazer está a passar, de forma bem-sucedida.



O estudo faz uma análise ao mercado do turismo, para concluir que este ano, e pela primeira vez na história, mais de mil milhões de pessoas vão viajar, sendo que uma grande parte destes viajantes está ligada à Internet e tira partido dessa ligação para procurar informação que os ajude a construir um itinerário.



Outros dados constantes do estudo indicam que em 2016 vão existir 3 mil milhões de utilizadores de Internet em todo o mundo. Nessa altura os dispositivos móveis vão absorver 80% das ligações de banda larga nos países do G-20. Já este ano espera-se 30 milhões de utilizadores usem o smartphone ou o tablet para pesquisar informação sobre viagens, mais 23% que em 2010.



Neste universo, antecipa o estudo, 80% dos turistas japoneses e dos turistas norte-americanos vão procurar informação online antes de viajar, tal como 72% dos chineses; 77% dos franceses e 66% dos russos.

O estudo está disponível no site da consultora.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico