A Inteligência Artificial Generativa está a revolucionar vários setores de atividade, e a indústria do turismo e viagens não é exceção, com os consumidores a mudarem a forma como planeiam e marcam as suas férias.

O estudo "Why Generative AI Is A Game Changer For Leisure Travel", da Oliver Wyman, revela a tendência crescente de utilização de aplicações de IA generativa neste sector. À medida que a tecnologia evolui, os consumidores estão cada vez mais conscientes de que podem incorporá-la no seu dia-a-dia, para obterem melhores resultados.

O estudo revela que os entusiastas da IA generativa confiam cada vez mais nestas ferramentas para criar itinerários completos, com experiências cada vez mais personalizadas e eficientes.

Cerca de 58% dos inquiridos e 82% dos que usaram recentemente a IA generativa estão dispostos a utilizá-la novamente para planear viagens. Uma tendência que fará a utilização da IA generativa continuar a aumentar, impulsionada pela satisfação dos utilizadores com as recomendações fornecidas por esta tecnologia – mais de 75% dos inquiridos estão satisfeitos ou muito satisfeitos com as sugestões da IA generativa, reconhecendo a sua eficácia e utilidade.

A utilização massiva da IA generativa não decorre, apenas, de melhorias na tecnologia, mas também da alteração das expectativas dos consumidores: a sua facilidade de utilização e as possibilidades de personalização, bem como a sua capacidade de simplificar processos complexos são muito valorizadas.

O relatório da Olivwer Wyman conclui que as camadas mais jovens, membros de programas de fidelização e amantes de cruzeiros são os maiores entusiastas da aplicação da IA generativa: 59% dos inquiridos com idade inferior a 45 anos já utilizaram estas ferramentas para planear as suas viagens. E 45% dos membros do programa de fidelização admitem ter utilizado a IA generativa com o mesmo intuito, reforçando a ligação entre a fidelidade à marca e a adoção de novas tecnologias, tal como 54% dos inquiridos que fizeram pelo menos um cruzeiro desde 2022. Entre os viajantes de cruzeiros mais jovens, o entusiasmo é ainda maior: 82% já utilizaram a ferramenta.

A IA generativa também é particularmente popular em viagens de custo mais elevado e de média duração (quatro e dez noites). É utilizada com mais frequência por pessoas que viajam sozinhas ou em família, devendo as empresas de viagens considerar o desenvolvimento mais rápido de ferramentas mais especializadas para este tipo de viagens.

Os resultados do relatório sugerem que esta ferramenta vai permitir às empresas de viagens o estabelecimento de uma ligação com os clientes no início do processo de planeamento. Através dessa interação poderão mostrar-lhes outras opções para o seu itinerário. Indicam ainda que 44% dos utilizadores que marcaram viagens geradas a partir da IA, também reservaram atividades recomendadas, incluindo sugestões de restaurantes (43%).

No entanto, o relatório antecipa que os operadores que não investirem na IA generativa enfrentarão riscos financeiros significativos. "Se as agências de viagens online continuarem a ganhar quota de mercado devido à adoção destas tecnologias, as empresas de viagens tradicionais poderão perder uma parte considerável das suas receitas", pode ler-se.

Estes dados foram retirados de um estudo da Oliver Wyman baseado em dois inquéritos a cerca de 2.100 participantes dos Estados Unidos da América e Canadá.

Pode aceder ao relatório completo através do site da Oliver Wyman.