A publicidade justifica a existência dos sites que se dedicam à transmissão ilegal de eventos desportivos. Quem assegura estas plataformas assume o risco, à espera de receitas de publicidade que podem render muitos milhões e que estão longe de seguir as melhores práticas. Para além disso, podem representar um sério risco para o utilizador, alertam os autores de um estudo sobre o tema.
A análise dos investigadores da universidade de Leuven na Bélgica, mostra que os vídeos exibidos nestes sites são, em média, sobrepostos por cinco ou sei anúncios, que tapam cerca de 80% do conteúdo que o utilizador procura. Outra característica comum é o facto de recorrerem com frequência a botões falsos, que levam o utilizador para outros sites. Segundo a pesquisa, 54% dessas páginas escondem malware.
O estudo analisou 23 mil páginas com transmissão de eventos desportivos, em 5.685 sites. Concluiu ainda que sete dos sites analisados alojam diretamente software malicioso.
Os investigadores estimam que 8 milhões de pessoas usem todos os meses estes serviços de streaming. A análise que realizaram e a que chamaram “é gratuito por alguma razão”, está disponível online e pode ser consultada aqui.
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