Numa altura em que o Orçamento de Estado para 2013 e os cortes que impõe para o próximo ano estão na ordem do dia, a ANSOL - Associação Nacional do Software Livre lança um manifesto onde questionou um conjunto de decisões de gestores públicos na área do software.



O Manifesto do Campo das Cebolas é uma reflexão sobre a forma como são tomadas decisões políticas nesta área, que aponta exemplos concretos de contratos que a associação acredita que não deveriam ter acontecido se a legislação em vigor fosse cumprida. Os acordos em questão representam contratos no valor de 4 milhões de euros.



Conclui a associação do software livre neste Manifesto que a "responsabilidade política, tal como as cebolas, funciona por camadas. Camadas que, uma sobre a outra, recobrem, escondem, protegem de qualquer incómodo os núcleos em que se tomam as micro-decisões".



O Manifesto pede que quem decide seja responsabilizado, sempre que a sua decisão represente encargos desnecessários ou excessivos para o Estado, por falta de avaliação (ou conhecimento) das alternativas disponíveis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico