São 15 as iniciativas da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo apresentadas em março pelo Governo que vão agora começar a chegar ao terreno.

Das medidas mencionadas esta segunda-feira por João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, destaque para o Programa Semente, que vai dar benefícios fiscais a quem quiser investir em startups.

Os valores de investimento variam entre os 2.000 e 100 mil euros e permitem aos empreendedores obterem benefícios fiscais num valor máximo de 100 mil euros.

Ao nível do financiamento, o Governo pretende “oferecer alternativas ao crédito bancário”, com a criação de Startup Vouchers, destinados a jovens universitários ou licenciados. Trata-se de um valor total de 10 milhões de euros para distribuir em bolsas mensais de 690 euros durante um ano. As candidaturas avançam em setembro.

Será também lançado o Programa Momentum, para graduados do ensino superior que querem desenvolver uma ideia de negócio

Há ainda mais 10 milhões de euros reservados para o Vale Incubação, que visa apoiar empresas a desenvolverem a sua ideia de negócio num programa de aceleração ou numa das incubadoras que façam parte da rede nacional.