O anúncio e disponibilização de um conjunto de ferramentas foi feito nos sites da Microsoft para programadores, o Windows Dev Center e o Windows Phone Dev Center, atualizados com ferramentas que permitem ligar as aplicações criadas para os dois ambientes e explicado o processo de colocação das apps nas respetivas lojas.



A possibilidade facilita a vida aos programadores, que até agora tinham que desenvolver versões diferentes de uma mesma aplicação para garantir o acesso ao Windows Phone e ao Windows, o que encarecia o desenvolvimento e comprometia o interesse nas plataformas Windows e na capacidade de chegar a um leque mais vasto de utilizadores. Para o utilizador a alteração também é importante, já que abre caminho a uma simplificação no acesso às apps, que passarão a ter de ser descarregadas apenas uma vez para ficarem acessíveis em diferentes dispositivos Windows.



As apps universais serão compatíveis com todos os ambientes Windows nos diferentes ecrãs, levando ao terreno um dos principais objetivos da Microsoft quando redesenhou o sistema operativo.



O resultado de mais este passo da Microsoft na unificação dos Windows só será visível daqui a alguns meses, tendo em conta que a atualização do Windows Phone (8.1) só ficará disponível para o público em geral daqui a mais algum tempo. Ontem foi lançada a versão para programadores do upgrade, como o TeK já tinha referido.



A Microsoft explica ainda que, para os programadores que submetam aplicações dirigidas ao Windows Phone 8.1, é possível continuar a usar o Silverlight, que ganhou novas ferramentas com o SDK Windows Phone 8.1. A outra possibilidade é usar a plataforma Windows Runtime platform, de forma a maximizar a reutilização de código.



No fim de semana a Microsoft anunciou também um conjunto de alterações ao preço de licenciamento, que refletem a introdução destas novidades.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico