A Microsoft, a BI4ALL, e a NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, assinaram um protocolo de cooperação para atividades técnico-científicas, que vai materializar-se na criação de um Laboratório de Business Intelligence & Analytics.

A estrutura pretende acolher projetos que ajudem a encontrar respostas para desafios do mundo real, reunindo professores, alunos e colaboradores das três entidades, numa lógica de aproximação entre o mundo académico e os desafios empresariais. Os estudantes da Nova IMS estão entre os principais destinatários e beneficiários desta aproximação, que para alguns alunos vai culminar em estágios remunerados e prémios.

Em resposta ao SAPO TEK, Miguel Neto, subdiretor da NOVA IMS, adianta que "já este ano (2021/2022) estimamos ter, entre alunos de licenciatura e mestrado, sensivelmente 30 alunos diretamente envolvidos nas diferentes vertentes da parceria".

Estes alunos vão passar a ter acesso a desafios na área do Business Intelligence e da analítica, adaptados aos diferentes níveis de ensino, que vão dar o mote a projetos de final de ano, conclusão de curso ou teses de mestrado. As empresas envolvidas comprometem-se a disponibilizar apoio para resolver estes desafios, colaborando na definição, desenvolvimento de ideias e esclarecimento de dúvidas.

Há um projeto português que vai juntar cientistas de dados para ajudar a resolver problemas do mundo
Há um projeto português que vai juntar cientistas de dados para ajudar a resolver problemas do mundo
Ver artigo

Os melhores alunos, envolvidos nestes projetos terão acesso a estágios remunerados e a um programa de formação orientado para a área da inteligência artificial, Big Data ou Data Analytics (Power BI), segundo as empresas que assinaram o protocolo.

A BI4ALL vai ainda atribuir prémios monetários aos melhores trabalhos. As cinco melhores teses de mestrado vão ter um prémio de 4.000 euros e um pré-acordo para desenvolver uma ideia que possa converter-se numa solução comercializável. Os três melhores projetos de licenciatura e pós-graduação vão ser distinguidos com um prémio de 2.000 euros.

O protocolo assinado pelas três entidades prevê também a criação de mecanismos de comunicação e cooperação que facilitem a participação conjunta em projetos, eventos e estudos das três entidades.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.