No âmbito do hackathon Building the Future, a Microsoft, em parceria com a Galp, GoWithFlow e a TAIKAI lançaram um desafio de inovação aberta a todos que queiram contribuir para o futuro da mobilidade elétrica. A competição procura soluções para diferentes desafios e oferece um prémio de 3.000 euros para o melhor projeto e mil euros para os escolhidos em segundo e terceiro lugar.

As inscrições estão abertas a todos os programadores, sejam estudantes ou profissionais com vários anos de experiência, inovadores e empreendedores até dia 18 de fevereiro.

tek  expert building the future

O concurso pretende impulsionar a inovação e promover a sensibilização de todos para o tema da mobilidade elétrica, como sector em crescimento e uma alternativa mais sustentável no combate às alterações climáticas. Os projetos devem responder a quatro áreas:

- Explorar o potencial de aplicações V2G (vehicle-to-grid) e V2H (vehicle-to-home), que permitem que a energia armazenada em veículos elétricos seja realimentada na rede, ou em casa, respetivamente.

- Criar plataformas de partilha de dados e perfis dos utilizadores da microrede e de mobilidade elétrica.

- Projetar infraestruturas para a mobilidade elétrica partilhada que deem resposta à crescente procura e não representem elevados custos para as operadoras.

- Desenvolver aplicações em blockchain que possa acrescentar valor neste setor.

Os participantes podem organizar-se em equipas de três a cinco elementos, identificar qual das quatro áreas se engloba o seu projeto e iniciar a maratona de três fases: A primeira dá às equipas duas semanas para escolher o desafio e desenhar uma primeira solução, definindo a proposta de valor, como funciona e a tecnologia utilizada no desenvolvimento. A organização afirma que as 10 melhores propostas passam à fase seguinte, de desenvolvimento, que durará seis dias. As equipas terão ainda de fazer um pitch online da sua solução ao júri.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.