No âmbito do hackathon Building the Future, a Microsoft, em parceria com a Galp, GoWithFlow e a TAIKAI lançaram um desafio de inovação aberta a todos que queiram contribuir para o futuro da mobilidade elétrica. A competição procura soluções para diferentes desafios e oferece um prémio de 3.000 euros para o melhor projeto e mil euros para os escolhidos em segundo e terceiro lugar.

As inscrições estão abertas a todos os programadores, sejam estudantes ou profissionais com vários anos de experiência, inovadores e empreendedores até dia 18 de fevereiro.

tek  expert building the future

O concurso pretende impulsionar a inovação e promover a sensibilização de todos para o tema da mobilidade elétrica, como sector em crescimento e uma alternativa mais sustentável no combate às alterações climáticas. Os projetos devem responder a quatro áreas:

- Explorar o potencial de aplicações V2G (vehicle-to-grid) e V2H (vehicle-to-home), que permitem que a energia armazenada em veículos elétricos seja realimentada na rede, ou em casa, respetivamente.

- Criar plataformas de partilha de dados e perfis dos utilizadores da microrede e de mobilidade elétrica.

- Projetar infraestruturas para a mobilidade elétrica partilhada que deem resposta à crescente procura e não representem elevados custos para as operadoras.

- Desenvolver aplicações em blockchain que possa acrescentar valor neste setor.

Os participantes podem organizar-se em equipas de três a cinco elementos, identificar qual das quatro áreas se engloba o seu projeto e iniciar a maratona de três fases: A primeira dá às equipas duas semanas para escolher o desafio e desenhar uma primeira solução, definindo a proposta de valor, como funciona e a tecnologia utilizada no desenvolvimento. A organização afirma que as 10 melhores propostas passam à fase seguinte, de desenvolvimento, que durará seis dias. As equipas terão ainda de fazer um pitch online da sua solução ao júri.