
No final de 2015 o número de subscritores móveis em todo o mundo era de 4,7 mil milhões de pessoas, o equivalente a 63% da população mundial. Entre esta base de clientes existiam 7,3 mil milhões de ligações móveis, mil milhões eram ligações 4G.
O estudo realizado pela GSMA Intelligence, a unidade de estudos da GSM Association, mostra ainda que o número de ligações suportadas por estas tecnologias duplicou em 2015 e que as redes 3G e 4G no mesmo ano concentraram mais de metade das ligações móveis espalhadas pelo mundo.
Nos cinco anos que separam 2010 de 2015 o número de utilizadores de serviços móveis aumentou em 1,4 mil milhões. Nos próximos cinco anos o ritmo de crescimento do mercado móvel abranda, sobretudo porque há vários mercados já com uma penetração muito elevada e perto do ponto de saturação. A Europa é uma das regiões do globo onde essa tendência é flagrante.
As boas notícias são que, mesmo com um ritmo de angariação de novos clientes mais baixo que em anos anteriores, as empresas deste sector vão continuar a crescer graças à expansão de novos serviços, em áreas como a Internet das Coisas, que potencia as ligações máquina a máquina.
O estudo da GSMA teve por base as respostas de 50 mil atividades em 50 países. A versão integral está disponível para consulta aqui.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários