Girls in ICT Days. A designação dá nome a uma iniciativa da Fundação Portuguesa das Comunicações e Museu das Comunicações. Importa um conceito criado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) que definiu um dia para celebrar e promover os interesses e oportunidades que as TIC podem oferecer às mulheres, a nível profissional. O dia é o próximo 26 de abril.



Realizada em parceria com a TMN, a associação portuguesa a este dia internacional faz-se com uma mesa-redonda sobre o tema, moderada pelo jornalista Reginaldo de Almeida. A sessão, que tem início às 14h30, vai servir para partilhar o testemunho de mulheres jovens profissionalmente ligadas ao sector das TIC.



A entrada no Museu das Comunicações é gratuita e nesse dia dará também acesso à exposição de trabalhos realizados por alunos do ensino básico e secundário de várias escolas sobre o tema.




A Cisco Portugal também já anunciou que vai juntar-se à iniciativa europeia Girls in ICT Days. A empresa convidou 60 raparigas de três escolas diferentes: Colégio Mira Rio, Escola D. Dinis e um grupo do programa Escolhas. Os participantes vão fazer apresentações de 15 minutos sobre diferentes tópicos, como tecnologias ecológicas, responsabilidade social, ou a importância das mulheres no mundo da tecnologia.

Está também prevista a partilha de experiências, através de Telepresença, com raparigas no Rio de Janeiro e de São Paulo no Brasil, um "encontro" marcado para as 14 horas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: Acrescentada informação sobre uma iniciativa da Cisco.