Os profissionais de novas tecnologias são dos mais requisitados no mercado de trabalho, sobretudo por dois motivos: quase todos os projetos têm agora uma grande ligação à tecnologia e não existe mão de obra qualificada suficiente para dar resposta às necessidades das empresas.

Se não existem informáticos suficientes, então será necessário “reconverter” trabalhadores de outras áreas e isso é o que a portuguesa Alphappl vai fazer com o programa Junior MVP, um projeto de estágios e requalificação profissional. “Faltam 15 mil informáticos em Portugal e 900 mil na Europa”, salientou ao TeK o fundador da startup, Hugo de Sousa.

O responsável pelo projeto considera que esta é uma boa oportunidade de mudança profissional e apontou os profissionais de call centers como um dos públicos-alvo.

Os interessados devem enviar uma mensagem para o endereço  newtalent@alphappl.com com o currículo, página do perfil no LinkedIn, uma fotografia e o motivo pelo qual quer participar no programa Junior MVP. As inscrições devem ser feitas até ao dia 31 de agosto.

Existe um total de 100 vagas que a Alphappl espera preencher ao longo dos próximos seis meses. Hugo de Sousa explicou ao TeK que os selecionados serão depois colocados num estágio curricular, mas que o objetivo é evoluir para um estágio profissional.

A colocação dos profissionais será feita em algumas das 45 empresas das quais a Alphappl já é parceira e a requalificação será sempre feita numa lógica de aprendizagem prática. A iniciação em linguagens de programação é algo que está garantido, sendo que Java, Ruby on Rails e desenvolvimento para Android estão no topo das prioridades.

A participação neste programa é totalmente gratuita. “Estamos a recrutar, não estamos a promover o nosso programa de formação”, salientou o responsável.

Rui da Rocha Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.