E se um “nariz eletrónico” fosse capaz de ajudar a detetar sintomas da doença de Parkinson? É esta a proposta da equipa do ParkinsonAISmeller, a grande vencedora da mais recente edição do Programa de Empreendedorismo da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.
Através do programa, equipas multidisciplinares de alunos desenvolvem projetos de negócios ao longo de um mês de trabalho, até à apresentação do pitch final. Neste ano a iniciativa foi organizada pela primeira vez em formato online e, no total, contou com a participação de 924 alunos acompanhados por 19 professores.
Cerca de 60 figuras do meio empresarial, académico e do ecossistema de empreendedorismo da NOVA estiveram envolvidos enquanto mentores e juízes que avaliaram os melhores “Elevator Pitch” desta edição. Na grande final foram apresentados 180 projetos e premiadas 12 equipas, com valores de prémio dos 100 aos 5.000 euros.
No primeiro lugar, a equipa do ParkinsonAISmeller, composta por Diogo Trinchante, Daniel Miranda, Tânia Matos, André Rosado e Diogo Mota, recebeu um prémio de 5.000 euros. O seu projeto passa pela criação de um “nariz eletrónico” que funciona através de Inteligência Artificial e que é capaz de fazer um diagnóstico precoce à doença de Parkinson através do cheiro.
Já no segundo lugar, a equipa da ReCOVER, com Sofia Martins, Matilde Lopes, Francisco Seabra, Ana Luís e Miguel Lopes, ganhou um prémio de 3.500 euros com o seu projeto de pensos inteligentes com sensores que medem o PH, a temperatura e a humidade, alertando o utilizador para a altura certa mudá-lo.
A fechar o “pódio” e a conquistar um prémio de 2.500 euros está a equipa da ironMEDE, com Luna Lochmatter, Tomás Pereira, Maria Justino, Joana Jorge e Ricardo Castelhano. A ironMEDE é um biossensor de rastreio urinário dos níveis de ferro no organismo humano e que pode ajudar mais facilmente a identificar casos de anemia.
Em destaque está ainda a 47Care, que venceu o prémio atribuído pela Glintt. A equipa criou três testes rápidos acessíveis que identificam as três doenças sexualmente transmissíveis mais comuns, com um plano de negócio focado na encomenda online, e com uma enfase na redução do estima associado.
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