O evento vai ter que o nome que provavelmente também será o da estrutura associativa, ainda a finalizar os procedimentos necessários para ser oficializada. O Porto Tech Hub será o primeiro passo para partilhar ideias, contactos, falar de tecnologia e de projetos que envolvem a região ou os seus profissionais.



Vai trazer à cidade oradores internacionais e portugueses do norte que acabaram por procurar oportunidades noutras regiões ou fora do país, como explicou ao TeK Luís Ribeiro da Critical Software, uma das três empresas envolvidas na criação da nova estrutura associativa.



"Concluímos cada vez mais que o nosso valor acrescentado no mercado são os recursos humanos", sublinha o responsável, acrescentando que o Porto hoje tem condições para atrair essa massa crítica, por ser uma cidade capaz de assegurar qualidade de vida e realização profissional.



Como exemplo, Luís Ribeiro aponta as empresas que se têm desenvolvido na região e contribuído para criar mais emprego qualificado e atrair outras empresas, como a Blip (que nasceu portuguesa mas é hoje do grupo inglês Betfair) ou a Farfetch, que completam o trio de fundadores do novo projeto.
A nova associação, o nome ainda está em aprovação mas se houver luz verde será o mesmo do evento de estreia - Porto Tech Hub, quer contribuir para colar o nome da cidade à inovação e dar visibilidade às dinâmicas que um tecido empresarial renovado tem ajudado a criar.



Hoje, "o Porto por si só consegue ser um centro tecnológico", defende Luís Ribeiro, mesmo reconhecendo que a necessidade de criar e promover condições para fixar recursos humanos qualificados não é só do norte é do país.



Na prática as três empresas envolvidas na criação da nova associação querem contribuir para a afirmação do Porto como centro tecnológico, promovendo eventos que fomentem o networking e facilitem a identificação de talento. O Manifesto que alinha os valores Porto Tech Hub está pronto e as empresas que queiram juntar-se ao projeto porque o subscrevem são bem-vindas.



A conferência Porto Tech Hub acontece entre 29 e 30 de maio. Tem entrada gratuito e deve receber 600 pessoas. É um evento sobre tecnologia e tendências, centrado em áreas como o desenvolvimento de software, metodologias, mas também em desafios emergentes como o Big Data ou a computação in-memory.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.