A Nova SBE lançou o seu primeiro programa de aceleração para startups dedicado a projetos na área da Web3. O Nova SBE Web3 Creators Collective, que pretende fomentar a criação de um hub de inovação em Web3 no campus de Carcavelos da Universidade, acolhe a iniciativa. As inscrições já estão abertas e prolongam-se até 30 de novembro.

O programa arrancará depois a 12 de janeiro do próximo ano, com um pitch das empresas selecionadas a parceiros e mentores do programa, no Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute. Terminará em novembro, com um demo day.

Pelo caminho, as startups vão responder a desafios nas áreas da Descentralização, Tecnologia Blockchain, Aplicações Descentralizadas, Smart Contracts, Identidade Digital, Interoperabilidade, Propriedade/Privacidade de Dados, Criptomoedas/Tokenização e Governação e Videojogos em Blockchain, entre outras.

Esta é uma iniciativa promovida pelo Haddad Entrepreneurship Institute da Escola de Negócios da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a GSR International Limited, uma empresa especialista na indústria de criptomoedas e em Web3. Conta ainda com o apoio estratégico de vários parceiros que vão garantir suporte às startups e aos seus projetos a diferentes níveis. Amazon Web Services, Hacken, Nova Blockchain Club e P1 Studio são alguns dos parceiros associados à iniciativa.

“O Nova SBE Web3 Creators Collective é um catalisador de inovação e empreendedorismo, proporcionando às startups uma plataforma robusta para desenvolver e escalar soluções digitais com impacto na interseção da inovação com o universo da Web3”, defende Euclides Major, diretor executivo do Instituto de Empreendedorismo NovaSBE Haddad.

Ao longo do programa, estão previstos eventos de networking, workshops e hackathons. As startups selecionadas vão ainda receber orientação e mentoria de parceiros na indústria ligados ao programa. Terão também oportunidade de contactar com investidores e acesso a serviços partilhados.