A multinacional brasileira FCamara vai avançar com a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), que ficará sedeado no Brasil, mas que vai servir a Europa.
Em fase de instalação, o centro de pesquisa e desenvolvimento de IA deverá expandir-se para as operações da FCamara Europe, com sede em Portugal, à medida que forem identificadas startups e empresas que pretendam fazer parte do ecossistema FCamara, refere a multinacional em comunicado.
A nova estrutura tem como objetivo estratégico o desenvolvimento de novas soluções com utilização da tecnologia de IA que visam eficiência operacional, aceleração das estratégias de negócios, criação e expansão de novas fontes de receitas.
O centro será dividido em dois grupos: Research and Resolve, focado na pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de IA para enfrentar desafios de mercado; e Connect and Construct, composto pelos responsáveis de áreas de negócio do grupo, encarregues por partilhar experiências em projetos e procurar soluções dentro do ecossistema da FCamara.
Com um investimento próximo de um milhão de euros, a iniciativa representa um passo importante para a empresa na expansão do seu ecossistema tecnológico e na oferta de soluções não só no Brasil, mas também na Europa, sublinha a FCamara.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários