O Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) alargou a oferta formativa com dois novos mestrados em Inteligência Artificial e Computação Musical e Design de Som.
Os ciclos de estudo começam já este ano letivo de 2024/2025, no Campus da Figueira da Foz, numa decisão que pretende dar resposta a uma “crescente procura por profissionais especializados nestas áreas”.
O Mestrado em Inteligência Artificial (MIA) pretende formar profissionais com capacidade para projetar, analisar, implementar e aperfeiçoar soluções de IA para contextos científicos e industriais, de modo a identificarem oportunidades e liderarem a inovação tecnológica nesse domínio, inclusivamente através do empreendedorismo.
Centrado na adoção de abordagens pedagógicas específicas de IA, conjugando aspetos teóricos com práticos, irá abranger várias subáreas da tecnologia, “tendo sempre por base a visão de uma IA centrada no humano e eticamente responsável”, refere-se na descrição do ciclo de estudo.
O Mestrado em Computação Musical e Design de Som (MCMDS) visa formar profissionais especializados nas áreas da computação musical e do design de som, explorando a convergência entre música, tecnologia digitais e as indústrias criativas.
O plano curricular do MCMDS quer garantir uma formação teórica e prática sólida que contempla desde fundamentos de teoria musical até técnicas avançadas de design de som e programação musical.
As candidaturas decorrem até 13 de setembro próximo a partir do website do DEI.
Em destaque
-
Multimédia
Próxima versão do Optimus da Tesla vai parecer um "humano a vestir um fato de robot" -
App do dia
Pudgy Penguins é o novo jogo de competição battle royale sem violência. A diversão está garantida -
Site do dia
X-Design é um canivete suíço de ferramentas de edição de imagem com IA -
How to TEK
WhatsApp: Partilhe o estado de espírito através de uma grelha com fotos divertidas
Comentários