A Oracle quer promover a utilização do MySQL em plataformas Windows, e está a levar a cabo esforços nesse sentido. No início desta semana lançou um novo instalador para sistemas operativos da Microsoft e, na próxima, promove um webinar sobre o assunto.

As novidades são anunciadas pela empresa num comunicado onde destaca as vantagens do novo MySQL Installer para Windows. De acordo com a Oracle, o novo software recorre ao GUI (graphical user interface) e permite instalar todos os produtos MySQL ao mesmo tempo, contado com um sistema de atualização integrado - também para todos os produtos instalados.

A empresa afirma que o novo instalador da base de dados open source irá simplificar o processo de instalação para utilizadores de Windows, acelerando "significativamente" o tempo de instalação.

Para detalhar a forma como os utilizadores de Windows podem tirar o melhor partido das novas ferramentas, a marca anunciou que vai levar a cabo um seminário online (webinar) na próxima sexta-feira, 15 de Setembro.

O início está marcado para as 9h da manhã, hora do Pacífico, ou seja, quando forem 17h00 em Portugal. Para assistir é preciso fazer um registo, que pode ser preenchido em avanço (aqui), bastando depois autenticar-se para participar.

Na mesma nota aos meios, a Oracle confirma ainda ter dado por concluída a certificação da Enterprise Edition do MySQL para o Windows Server 2008 R2 Clustering Failover, facilitando a aplicação pelos utilizadores de Windows de aplicações que exigem altos níveis de disponibilidade.

Durante mais de uma década a base de dados MySQL tem sido extremamente importante para utilizadores de sistemas Linux e Apache, mas a Oracle está agora empenhada em torná-la mais atrativa para aqueles que recorrem ao Windows, procurando ganhar terreno ao rival SQL Server.

"O Windows é uma plataforma de extrema importância no desenvolvimento e implementação do MySQL", disse um porta-voz da empresa, em declarações ao InternetNews.com. "Este novo instalador é revelador do investimento contínuo que tem sido feito na tecnologia MySQL e, mais especificamente, na melhoria da experiência para os utilizadores de Windows", acrescentou.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.