É a fórmula que todos os programadores querem saber: como construir uma aplicação móvel que vai chamar milhões de pessoas e gerar milhões de euros em receitas? O estúdio ustwogames não responde diretamente à questão, mas revela alguns números encorajadores e que podem ajudar os developers a tirarem algumas dicas.



A aplicação em causa é o jogo Monument Valley, um dos mais consagrados durante o ano de 2014. E numa infografia de resumo são detalhados vários números relacionados com o título.



Por exemplo, o desenvolvimento total do jogo até ao momento ronda a casa dos 1,4 milhões de dólares – já a contar com um pacote de expansão -, mas rendeu à empresa quase seis milhões de dólares.



Outro dado de relevo é que estes valores foram conseguidos sem ter em conta as versões piratas do título. Pois apesar de ter sido descarregado 2,44 milhões de vezes, o jogo está instalado em mais de dez milhões de máquinas.



O iOS é de longe a plataforma mais rentável para a empresa ao representar 81% das receitas conseguidas, enquanto no Android foi o dia em que a aplicação ficou gratuita na Amazon aquele que trouxe o maior número de downloads.



Com a expansão Forgotten Shores, que acrescentou mais alguns níveis a Monument Valley, a empresa conseguiu que quase 570 mil pessoas gastassem mais algum dinheiro na aquisição do “extra”.



Além de ter recebido da Apple o título de jogo do ano para iPad e o prémio de melhor design, a criação da uptwogames foi o jogo móvel com o maior número de análises na plataforma Metacritic, tendo atingido uma classificação de 89 pontos em 100 possíveis.



Fica aqui na íntegra a infografia partilhada pelo estúdio de desenvolvimento.

[caption]uptwogames[/caption]


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

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