Duas equipas de estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) conseguiram os dois primeiros lugares na Maratona Interuniversitária de Programação (MIUP) 2012. Os 3D e os DiBuggers venceram o ouro e a prata respetivamente.

O segundo lugar foi partilhado com os Ancelistas 314, equipa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O bronze foi repartido por três equipas da Universidade Nova de Lisboa, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico Superior, representado pelos Lutadores do Foo, vencedores da MIUP 2011.

Os "3D" compostos por Daniel Lobo e Daniel Vaz, do mestrado em Engenharia Informática, e Francisco Machado, da licenciatura de Física, conseguiram resolver os nove problemas de programação mais rápido do que as restantes equipas.

Entre os desafios havia um Braincrash, programa de tradução de caracteres, e alguns problemas de lógica que pediam solução de programação. As linguagens de C, C++ e Java eram as únicas que se podiam usar para resolver os desafios propostos, num prazo de cinco horas.

Na opinião de Luís Paquete, professor na FCTUC, o concurso pode funcionar como "montra" para todos os estudantes que participam. "Ter bons lugares numa MIUP é uma linha no curriculum muito importante. É a prova de que (…) o aluno consegue resolver problemas muito complexos, consegue trabalhar em grupo sob alta pressão. É por isso que as empresas, as universidades e os grupos de investigação em Portugal e no estrangeiro lhe dão tanta importância".

A 12ª edição da MIUP serviu como preparação dos alunos para Southwestern European Regional Programming Contest (SWERC) 2012, que se realiza nos dias 17 e 18 de novembro na Universidade Politécnica de Valência, em Espanha.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico