Começa hoje e estende-se até sexta-feira, dia 23 de outubro, o Portugal Air Summit, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor. O evento enquadra-se na 4ª cimeira aeroespacial de Ponte Sor e decorrerá juntamente com o EuRoc: European Rocketry Challenge, a primeira competição universitária europeia de lançamento de foguetões, organizada pela Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) com cooperação internacional.

A competição reúne 120 estudantes e investigadores de engenharia, que serão agrupados em 12 equipas. Estas vão criar, construir e lançar os seus próprios veículos, de forma a desenvolver novas ideias para estimular a inovação no sector espacial, na área de lançadores de satélites.

Sob o tema “Flying Digital: desafia os limites do espaço”, o evento foi totalmente adaptado às circunstancias impostas pela pandemia. Por isso, a cimeira será transmitida online, em formato de programa de televisão, reunindo reportagens realizadas em instituições de ensino superior e outras entidades, entrevistas e espaços de debate, assim como apresentações sobre o sector e o seu futuro, refere o comunicado. A cimeira aeroespacial tem cariz internacional, juntando representantes da indústria e de comunidades científicas para debater e analisar o potencial e futuro da Aviação, Aeronáutica, Espaço e Defesa.

Esta iniciativa é promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O evento inclui ainda uma sessão de antevisão do Encontro Ciência 2020, a realizar de 2 a 4 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, em Belém, sob o tema da “importância e os desafios da ciência, da investigação e da inovação na recuperação de Portugal em tempos de pandemia, de forma a tornar o nosso país e a Europa mais resilientes, mais digitais, mais verdes, mais sociais e mais globais”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.