A Microsoft quis surpreender os programadores e em vez de disponibilizar as ferramentas para o desenvolvimento de aplicações em abril, durante a sua conferência global BUILD, decidiu fazê-lo ontem, 23 de março, ao final do dia.

Quer isto dizer que os interessados já podem começar a desenvolver aplicações para o novo Windows 10, mas a tecnológica de Redmond quer que os developers tenham em conta o conceito de desenvolvimento multi-dispositivo.

Também vale a pena ter em conta que as aplicações devem ser trabalhadas de forma a poderem ser adaptadas a diferentes tamanhos de ecrãs, assim como ao estilo de funcionamento - rato e toque de dedo, ou só sensível ao toque.

Isto porque uma aplicação desenvolvida para o Windows 10 funcionará em computadores, tablets, smartphones e na consola da Microsoft, a Xbox One.

A versão de testes do Windows assim como as respetivas ferramentas de desenvolvimento podem ser encontradas neste link.

A disponibilização do kit acontece apenas uma semana depois de se saber que a Microsoft pretende fazer com que o Windows 10 fique disponível ainda durante o verão.

A Microsoft revelou recentemente já ter recebido mais de um milhão de contributos tendo em vista a melhorar o Windows 10.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico