Em outubro, o ChatGPT ganhou a capacidade de integrar aplicações nas conversas, permitindo usar outros serviços sem sair do chatbot. Depois de anunciar as primeiras aplicações a estrear a novidade, a empresa de Sam Altman avança que todos os programadores interessados já podem submeter as suas apps.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Como afirma a tecnológica, as aplicações “expandem as conversas no ChatGPT”, trazendo novos contextos e dando aos utilizadores a possibilidade de realizarem vários tipos de tarefas, de criar apresentações a encomendar compras online.
Os programadores podem usar o kit de desenvolvimento (SDK) Apps, que está agora em fase beta, e aceder às orientações partilhadas pela OpenAI, assim como às opções disponíveis no centro de recursos para developers.
Mas esta não é a única novidade: a OpenAI passa a agora a apresentar as aplicações disponíveis através de um diretório integrado no ChatGPT. Neste diretório, que funciona como uma espécie de loja de aplicações, os utilizadores podem fazer pesquisas ou explorar apps em destaque.
Depois de integradas, as aplicações podem ser usadas durante as conversas ao serem mencionadas ou através do menu de ferramentas. A empresa afirma que também está a testar novas formas de sugerir automaticamente aplicações relevantes ao longo das conversas, tendo em conta, por exemplo, o contexto, padrões de utilização e preferências.
Recorde-se que entre as primeiras aplicações a estrear a funcionalidade de integração do ChatGPT incluem-se a Booking.com, Expedia, Spotify, Figma, Coursera, Zillow e Canva, com a OpenAI a afirmar que mais opções estariam a caminho.
Segundo a empresa, a integração foi possível através do Model Context Protocol (MCP), que permite aos programadores ligar as suas fontes de dados a um sistema de IA. Os resultados da integração podem ser mais ou menos abrangentes, com algumas aplicações a conseguirem, por exemplo, apresentar vídeos no chatbot.
Veja exemplos da integração de apps no ChatGPT
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários