Em comunicado, a empresa avança que o projeto usa esta tecnologia para assegurar a “transparência, rastreabilidade e confiança” entre todos os participantes, tendo sido desenvolvido no âmbito da Agenda Mobilizadora Blockchain.PT, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Testada em contexto real com cerca de 20 comerciantes locais e 170 utilizadores, a solução recompensa os consumidores pelas compras realizadas em estabelecimentos aderentes, permitindo usar os pontos acumulados livremente em qualquer loja participante.

Segundo a Celfocus, a plataforma foi desenhada para ultrapassar as limitações dos programas tradicionais de fidelização. Ao recorrer à tecnologia de Blockchain é possível garantir, por exemplo, a imutabilidade dos registos, reforçando a confiança e a credibilidade do sistema.

“O objetivo foi transformar um modelo tradicional de pontos e descontos num verdadeiro ecossistema de valor partilhado, assente na confiança e na transparência”, afirma Daniel Timóteo, Program Director da Celfocus. “Acreditamos que a tecnologia pode ser uma ponte entre pessoas, negócios e comunidades, criando impacto económico real e duradouro”.

Para Miguel Gavinhos, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, o projeto “representa uma oportunidade única para testar, no terreno, uma solução digital pensada para revitalizar o comércio tradicional, incentivar a economia local e aproximar comerciantes e consumidores”.

A Celfocus está agora a preparar a disponibilização comercial da plataforma, avançando que municípios, grupos empresariais e marcas que procuram renovar os seus sistemas de fidelização já demonstraram interesse.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.