O novo Windows saiu ontem oficialmente da caixa, como tivemos oportunidade de avançar na notícia através da qual acompanhámos a conferência de abertura da BUILD, que a Microsoft escolheu para transmitir mais novidades do Windows 8 e aliciar os programadores para desenvolverem aplicações para a nova plataforma.

O público alvo são 400 milhões de utilizadores, como salientou Steven Sinofsky, presidente da divisão de Windows, na sua apresentação. E as plataformas são múltiplas, de tablets a vários tipos de portáteis e desktops, todos com enfoque no interface de toque ao estilo Metro, muito semelhante ao do Windows Phone 7.

As promessas de retrocompatibilidade de equipamentos e facilidade de adaptação das aplicações para o novo sistema operativo foram muitas, e os programadores presentes ganharam também tablets, o Developer PC, criado pela Microsoft com a Samsung com uma preview do Windows 8 pré-instalada para poderem experimentar e começar a desenvolver o seu software.



[caption][/caption]

Mas quem não teve direito à “oferta” também já pode instalar o novo Windows. A primeira preview é estável e corre em diversos tipos de dispositivos, mas Steven Sinofsky aconselhou cuidado na instalação e lembrou que ainda não há suporte técnico para eventuais problemas. Sobretudo porque depois de instalada não pode ser desinstalada…

Era esperado que a Developer Preview do Windows 8 estivesse disponível durante esta semana, ainda durante a conferência BUILD, mas o responsável pelo Windows acabou por confirmar que ontem durante o dia (hora da Califórnia) seria disponibilizado o download, o que acabou por acontecer no site http://dev.windows.com/.

Estão disponíveis duas versões em Inglês, uma para 64 bits e outra para 32 bits, mais uma versão completa para programadores que inclui também o Windows SDK para aplicações ao estilo Metro, o Microsoft Visual Studio 11 Express, o Microsoft Expression Blend 5 Developer Preview e ainda 28 aplicações demonstrativas que foram apresentadas na conferência.

No site são dadas todas as instruções para instalação (e reinstalação dos sistemas operativos anteriores para quem quer voltar atrás) e há ainda um Guia em PDF ou XPS cuja leitura é recomendada a todos os que estão a pensar instalar a preview do Windows 8, ou mesmo a quem tem apenas curiosidade de conhecer as mudanças do sistema operativo.

Este documento tem ainda dicas para quem quer desenvolver aplicações para Windows 8 e para o novo Internet Explorer 10, cuja preview foi também ontem mostrada na conferência. Há também um guia de desenvolvimento específico para IE10 que pode ser descarregado aqui

Num post colocado no blog Building Windows 8 Steven Sinofsky dirige os interessados aos fóruns da empresa, especialmente o http://win8.ms/forums que diz serem o melhor local para discutir as mudanças e melhorias do sistema operativo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.