De uma parceria entre a agap2IT, a Bee Engineering, a KCS iT e a Adentis, quatro empresas da área da consultoria tecnológica, nasceu o projeto Recodme, um programa de requalificação, na área da Inovação e Tecnologia, para jovens desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Direcionada para pessoas até os 29 anos que tenham o ensino secundário completo, a iniciativa conta também com o apoio do programa Medida Vida Ativa do IEFP.

O objetivo do projeto é não só a requalificação dos jovens que procuram um novo rumo para a sua vida, mas também ajudar a preencher com talento português o sector da Inovação e Tecnologia, “um dos que carece de mais profissionais no mercado laboral em Portugal”, indica Ricardo Schiller Pinto, Counselor da Recodme, num comunicado da iniciativa à imprensa.

Recordando dados do World Economic Forum, Mónica Lima, Técnica Superior do IEFP, indica em comunicado, que embora “mais de 70% das profissões mais procuradas dentro de 10 anos” ainda não existam, “certamente, serão da área das tecnologias de informação”. Assim, acredita que está nas mãos de instituições como o IEFP e projetos como o Recodme “criar plataformas de formação que preparem as pessoas em conjunto com as empresas que veem a necessidade de preparar futuros trabalhadores."

Tal como afirma Mónica Lima, “requalificar é mais do que dar uma outra perspetiva de futuro, é dar às pessoas a oportunidade de a construir”, por esse motivo, a iniciativa dá aos jovens a possibilidade de, caso consigam obter um aproveitamento positivo no final da formação de sete meses, ser colaborador de uma das quatro empresas parceiras do projeto. Sem custos adicionais para os formandos, o programa prevê ainda a atribuição de uma bolsa de formação, subsídios de alimentação e de transporte para os participantes.

A primeira edição da iniciativa tem já data de arranque marcada para outubro deste ano, tendo como local de formação a Places Cowork, em Lisboa. Os interessados em mudar o rumo da sua vida em rota ao setor da tecnologia podem enviar o seu CV para o endereço cv@recodme.pt e visitar o website da Recodme para mais informações.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.