Mais de metade das falhas reportadas durante o ano passado (61%) foram falhas de sistemas e neste universo os erros no software e nas configurações, que afetam comutadores e estações de base assumem especial destaque. Acontece o mesmo com as falhas de hardware.

Os dados constam do Relatório Anual de Incidentes 2014 apresentado pela ENISA, a agência europeia de segurança das redes e da informação.



No documento, é revelado que foi dada nota à ENISA de um total de 90 incidentes significativos, reportados por 19 países. Estes incidentes provocaram falhas nos serviços que em metade dos casos aconteceram em redes móveis.



O relatório agora divulgado, que está disponível para consulta online, é o terceiro do género e resulta da entrada em vigor, em 2012, de um processo de comunicação de incidentes que abrange toda a União Europeia.



O documento analisa e reúne os incidentes que no ano passado deram origem a falhas mais graves em redes de comunicações eletrónicas, sem mencionar países ou discriminar operadores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico