Os Prémios Empreendedor XXI são uma iniciativa do CaixaBank, promovida através da DayOne, e em Portugal é organizada pelo BPI. O objetivo é "ajudar os empreendedores portugueses a serem mais ambiciosos com os seus projetos e a pensar em grande, com a metodologia Moonshot Thinking”, como explica em comunicado o CIO da instituição espanhola ESADE e diretor do programa formativo.

Os representantes de quatro start-ups portuguesas, a Huub, Peekmed, Pro-Drone e Seacliq, estiveram no polo de inovação Silicon Valley. Aí conheceram em primeira-mão as tecnologias com potencial de modificar as “regras do jogo” de diferentes indústrias e aceder a ferramentas, desenvolvendo ideias disruptivas.

Os participantes conheceram assim o dia-a-dia de outras start-ups que escolheram São Francisco para ficar e aprenderam as regras do jogo no contacto com investidores de capital de risco. Para além disso, tiveram a oportunidade de conhecer de perto casos de sucesso, como a Google, e o ecossistema empreendedor da capital mundial da tecnologia.

Já as startups nacionais Nu-Rise e LOQR assistiram a um curso de crescimento empresarial na Universidade de Cambridge.

A atividade faz parte do programa de acompanhamento, que pretende dar aos participantes informação para localizar mercados, setores e pessoas que podem vir a ser fundamentais para o desenvolvimento das suas empresas.

Este programa é dirigido a empresas que já se encontram numa fase mais avançada e pretende ser um curso de transformação, inspiração e exploração. Incentivar a mudança de mentalidades, que possam transformar a respetiva indústria, a forma de pensar e aprender a antecipar ameaças futuras é um dos objetivos.

Em julho a organização divulgou os vencedores dos Prémios Empreendedor XXI, as startups portuguesas Seacliq – Lota Digital e HUUB, na categoria Agro Tech e Commerce Tech, respetivamente. Já a Pro-Drone, sul e ilhas, e a Exogenus Therapeutics, norte e centro, foram as vencedoras das categorias territoriais em Portugal.

Os Prémios Empreendedor XXI decorrem em paralelo, no caso das categorias territoriais, e em conjunto, nas categorias setoriais, em Portugal e em Espanha. No total, candidataram-se 961 empresas, das quais 300 portuguesas, o que significa um crescimento de 100% face à edição do ano anterior. A edição de 2019 distribuiu cerca de 525 mil euros em prémios.

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