Financiado pelo Programa Horizonte 2020, o projeto SKIES ((SKilled, Innovative and Entrepreneurial Scientists) tem como objetivo fornecer aos estudantes de doutoramento e jovens investigadores doutorados na área da astronomia um conjunto de competências ao nível da Ciência Aberta, inovação e empreendedorismo.
Portugal faz parte de um grupo de cinco países onde o SKIES está a ser desenvolvido, sendo coordenado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e contando com 40 estudantes e jovens investigadores . O projeto começou no início de março e terminará a 31 de agosto de 2022.
De acordo com estimativas citadas em comunicado, o IA indica que apenas 10% dos doutorados permanece na academia, com os restantes a encontrarem novas oportunidades nos setores público e privado. É neste contexto que a transferência eficaz dos conhecimentos e competências adquiridos para o mercado de trabalho empresarial e para a sociedade ganha relevância.
Embora a investigação em astronomia se caracterize por ser “aberta, colaborativa e internacional”, a empregabilidade dos estudantes dentro e fora da comunidade académica pode ser ampliada através de especializações que vão além dos programas académicos tradicionais.
Assim, o projeto SKIES vai complementar o treino académico com o desenvolvimento de módulos de formação em Ciência Aberta, Investigação e Inovação Responsáveis (RRI), inovação e empreendedorismo, contando também com um programa de gestão de carreira e mentoria. O SKIES inclui ainda um programa de formação de formadores, que tem em vista a capacitação de equipas com o conhecimento e ferramentas necessários para continuar o projeto além da sua duração prevista.
Em colaboração com o Centro Erasmus para o Empreendedorismo, a Stichting dotSPACE e as instituições parceiras de ensino superior e investigação em astronomia dos cinco países envolvidos no projeto, os módulos de formação serão desenvolvidos pelo Gabinete Europeu de Astronomia para o Desenvolvimento da União Astronómica Internacional (IAU E-ROAD).
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários