
A iniciativa foi criada para distinguir as entidades que contribuem para divulgar e dinamizar as tecnologias de código aberto. Os nomeados para a edição de 2014 dos prémios são o Instituto Superior Técnico, a Universidade de Évora e a Universidade do Porto. No caso do IST, está nomeado ao prémio o grupo de Previsão Numérica do Tempo do Departamento de Engenharia Mecânica, uma estrutura criada em 1999 para disponibilizar previsões meteorológicas de alta resolução.
A Universidade de Évora faz-se representar nas nomeações pela adoção proactiva das normas abertas na instituição, ainda antes dessa obrigatoriedade ser imposta nas entidades públicas. Sublinha a ESOP que a UE foi a primeira instituição de ensino a nível nacional a fazê-lo.
A outra nomeação vai para a Universidade do Porto e para o projeto que visou o lançamento de uma cloud privada na instituição e que permitiu a consolidação das infraestruturas da UP e a interoperabilidade as infraestruturas existentes e a cloud pública.
O Evento Linux 2014 - XII Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta acontece a 25 de setembro no Lispolis. Este ano tem como tema central "Understanding the Present, Predictig the Future".
A conferência tem sido o palco para anúncio dos premiados Abertura. Nos últimos anos entidades como os Serviços Partilhados do Ministério a Saúde, a Companhia de Seguros Tranquilidade ou a AMA já foram distinguidos.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários