
A Comissão Europeia divulga hoje um estudo onde se revela que o mercado digital de conteúdos na Europa continua a crescer, a um ritmo bem diferente do ritmo de crescimento das receitas que lhe estão associadas. Um problema que é da Europa, mas também do resto do mundo e que tende a continuar nos próximos anos: até 2020 será marginal o aumento de receitas das empresas - com conteúdos em papel - que apostam nos modelos digitais.
Segundo o documento, que compila dados oficiais europeus e informação de várias consultoras privadas, a música é o maior caso de sucesso nesta transição para o digital, com 30% das receitas geradas com as vendas no sector a acontecerem nos canais online. Os dados analisados situam-se no intervalo de 2006 a 2010 e também mostram que neste período de tempo o mercado da música "encolheu" de forma significativa.
Em sectores como o dos filmes/vídeo, jornais e revistas ou dos livros a transição para modelos de negócio digitais tem sido significativamente mais lenta e apenas 6% das vendas registadas são já feitas online, conclui a pesquisa realizada pelo Joint Research Centre's (JRC).
O documento - que também inclui Portugal em alguns dos indicadores analisados - debruça-se ainda sobre técnicas que têm demonstrado resultados na abordagem ao mercado digital nos sectores em questão.
Numa nota de imprensa a Comissão Europeia explica que o estudo é um contributo para as suas iniciativas na área da promoção dos sectores criativo e cultural. Os resultados são discutidos hoje numa conferência em Bruxelas.
O estudo está disponível para consulta gratuita aqui.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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