Os auriculares sem fios, à semelhança de um smartphone, são atualmente companheiros inseparáveis de qualquer pessoa que viaje em transportes públicos, que faça exercícios no ginásio ou simples corridas e caminhadas. O pequeno estojo é daqueles objetos que já verificamos quando saímos de casa, juntamente com a carteira e chaves e motivo para voltar para trás quando esquecidos. Concorda?

Nesse sentido, as fabricantes continuam a apostar neste wearable, num misto de puxar a tecnologia para as melhores experiências de áudio e redução de ruídos indesejados. Ao mesmo tempo que criam designs que sejam mais confortáveis e leves. E claro, uma maior autonomia para que possamos utilizá-los durante o máximo de horas antes de os guardar no estojo de carregamento.

O equilíbrio entre a qualidade de som e capacidade de cancelamento de ruído são o foco desta montra, com preços que variam entre abaixo dos 100 euros a modelos que custam mais de 200 prometendo áudio superior profissional. Para todos os efeitos, todos oferecem qualidade, mediante o valor que tiver disposto a pagar. Apenas uma exceção para o modelo da Sony que decidimos incluir nesta montra, que apesar de não ter cancelamento ativo de ruído consegue ainda assim abafar muito do que se ouve em redor, revelando um som impressionante para o preço que custam, baixo de 50 euros.

Veja na galeria os auriculares com cancelamento de ruído:

1 – Apple AirPods 4 – 149 euros – Loja Apple

A quarta geração dos AirPods originais da Apple apresentam Áudio Espacial personalizado aos utilizadores, com seguimento dinâmico dos movimentos da cabeça. A ideia é oferecer um som ambiente tridimensional para envolver os utilizadores tanto a ouvir música, jogar ou assistir a filmes e séries.

O novo processador H2 destaca as funcionalidades inteligentes, melhorando o áudio e as chamadas telefónicas. O sistema isola a voz com áudio computacional avançado, minimizando o ruído de fundo para que durante as chamadas consiga falar sem ser incomodado com o barulho do vento e outros sons indesejados.

2 - Samsung Galaxy Buds3 Pro – 219,90 euros – Loja Samsung

Os Galaxy Buds3 Pro prometem som de alta fidelidade de nível profissional, com um ajuste inteligente do ruído em redor do utilizador. Os auriculares suportam o sistema de inteligência artificial da Samsung, o Galaxay AI. Os altifalantes bidirecionais e com altifalante duplo oferecem mais detalhes de som, minimizando a distorção através do seu codec de 24-bits.

Os auriculares têm um novo design na linha, com um corpo pequeno e angulado para que se ajustem melhor ao ouvido. Além de ter uma iluminação LED e comandos de toque, como deslizar para alterar o volume ou pressionar para ligar e desligar o cancelamento de ruído, os auriculares têm ainda um escudo para o vento para diminuir o barulho desnecessário em utilização exterior.

3 - Xiaomi Buds 4 Pro – 192,62 euros - Servelec

Com um design muito elegante, os auriculares Xiaomi Buds 4 Pro destacam-se pelos drivers de alta resolução, com suporte à tecnologia LDAC da Sony, garantindo sons vibrantes, mas sem destorção. Tem um sistema de cancelamento de ruído ANC até 48 dB, suportado por modos de transparência. Os utilizadores podem assistir música com bastante detalhe mesmo em locais com muito ruído ou com vento.

O modelo conta com drivers de 11 mm dual-magnet de segunda geração da Xiaomi. A fabricante destaca o seu design otimizado em formato de disco que permite aos auriculares oferecerem uma experiência acústica semelhante ao som ao vivo. Ao identificar os ruídos do ambiente, os auriculares mudar automaticamente entre três definições de cancelamento de ruído e ainda seis modos manuais.

4 - Huawei FreeBuds 6i – 89 euros – Loja Huawei

A proposta da Huawei demonstra que nem sempre é preciso gastar centenas de euros para ter acesso a um cancelamento de ruído eficaz e ainda assim uma qualidade de som superior. O sistema ANC dinâmico e inteligente utiliza um algoritmo ajustado a mais de 30 cenários de utilização. Este ajusta os parâmetros de cancelamento de ruído em tempo real, monitorizando o ruído constantemente.

Estes auriculares são recomendados para quem necessita de maior concentração a trabalhar ou a estudar em locais mais ruidosos, como cafés ou num centro comercial. Ou para quem viaja, reduzindo praticamente toda a confusão do aeroporto e também no avião, reduzindo o ruído dos motores. Por outro lado, ajuda a amplificar vozes ou outros sons no modo transparente, para que não tenha de retirar os auriculares do ouvido.

5 - Bose QuietComfort Ultra Earbuds – 314,99 euros - Worten

Mantendo a mesma filosofia que os auscultadores QuietComfort, a versão em auriculares promete manter uma qualidade de som superior que os audiófilos vão apreciar enquanto ouvem música ou assistem a filmes. Isso deve-se à tecnologia de áudio espacial da Bose, que coloca o som diretamente à frente do utilizador, procurando tons mais realísticos.

Os auriculares apresentam um sistema de cancelamento de ruído baseado na tecnologia “custom tune” que analisa cada orelha e adapta o ANC de forma personalizada. O modelo tem três modos de audição, que incluem ainda o Aware para que oiça o ambiente sem retirar os auriculares do ouvido e o modo Imersão, onde o utilizador basicamente se desliga da realidade. Os microfones têm rejeição de ruído para filtrar as chamadas para tornar as vozes mais nítidas. O utilizador pode optar ainda por ouvir em apenas um dos auriculares.

6 - Nothing Ear – 119 euros – Loja Nothing

Os auriculares Nothing Ear distinguem-se no mercado pelo seu design característico na mesma linguagem que os smartphones da família. O modelo promete uma qualidade de áudio elevada e capacidade de cancelamento ativo de ruído até 45 dB. O modelo verifica automaticamente as fugas de ruídos entre os auriculares e o canal auditivo, aplicando depois o cancelamento necessário.

O modelo da Nothing tem áudio de alta-resolução prometendo uma aproximação da qualidade pretendida pelo artista. Os algoritmos detetam e elevam as baixas frequências na música, para que os utilizadores nunca percam uma batida graças aos seus graves poderosos.

7 - Pixel Buds Pro 2 – 219 euros – Loja Google

Os auriculares Pixel Buds Pro 2 herdam o sistema de inteligência artificial do processador Tensor A1 para garantir um melhor áudio aos utilizadores e a promessa de cancelamento de ruído de nível superior. Os utilizadores podem falar diretamente com o Gemini para receber ajuda em modo mãos-livres em qualquer lugar.

A tecnologia Silent Seal 2.0 ajuda o áudio a adaptar-se ao ouvido, sendo capaz de cancelar ruídos não desejados, incluindo frequências mais elevadas. A Google promete áudio mais nítido durante as chamadas e o modo transparência deteta quando atende o telemóvel ou começa a falar, ajustando o áudio.

8 – Sony WF-C510 – 49,99 euros - Worten

Os mais recentes auriculares da Sony garantem um som nítido, mas também uma diminuição do som ambiente em redor, a um preço acessível. O modelo destaca-se pelo seu design diminuto, auriculares em forma de pequenos feijões que “enroscam” no ouvido como se fossem pequenos tampões. É um modelo bastante leve, ideal para utilizadores que praticam desporto sem o receio de os perder, uma vez que encaixam de forma ergonómica no ouvido.

Os WF-C510 utilizam tecnologia DSEE da Sony para melhorar a qualidade da música comprimida, procurando aproximar-se do som original. O áudio pode ser ajustado num equalizador, para quem prefere elevar os graves para sons mais ricos e profundos ou mexer nos agudos para salientar os detalhes. Pode alternar entre o ambiente e a supressão de som, que embora não tenha cancelamento de ruído ativo ajuda a eliminar barulhos indesejáveis. Assuma esta proposta da Sony com uns tampões de ouvidos para viagens que tocam música com grande qualidade.