Quando adquire um smartphone existem diversos fatores a ter em conta, mediante a utilização que lhe quer dar. As questões do seu hardware, incluindo processador e memórias, qualidade do ecrã, e claro, talvez a mais importante, as capacidades das câmaras fotográficas. Muitos utilizadores provavelmente necessitam de um equipamento com uma boa câmara frontal, no caso da prioridade serem as selfies e vídeos para as redes sociais.

Outros utilizadores podem preferir mesmo a gravação de vídeo convencional, e cada vez mais os smartphones oferecem excelentes propostas para estar sempre pronto a captar um momento, dispensando carregar uma câmara fotográfica ou de filmar à parte, por muito compactas que possam ser.

O vídeo é cada vez mais um hobby frequente, tanto nos registos para as redes sociais como o TikTok ou Instagram, como a criação de vlogs para o YouTube, e até streamings no Twitch. E os smartphones são cada vez mais práticos no que diz respeito à inclusão de editores de vídeo, caso não tenha tempo de transferir e tratar num computador.

E a pensar cada vez mais nos entusiastas dos vídeos, as fabricantes têm melhorado os seus equipamentos. E muitas vezes nem é necessário aumentar os megapixéis dos sensores, mas sim melhorar a qualidade de imagem, seja nas paisagens diurnas, como os momentos de noite. E este último caso, apesar de ser um pesadelo comum, os equipamentos têm funcionalidades cada vez mais apuradas para o registo de imagens em iluminação diminuta.

A estabilização digital é um fator essencial para quem capta em movimento, e já se começa a ter a capacidade de gravar vídeo a 8K em alguns equipamentos, mesmo que a maioria ainda se tranque nos 30 FPS. Mas mesmo o formato 4K ou 1080p, a 60 FPS, já se conseguem resultados muito satisfatórios. E depois há melhorias que a IA consegue oferecer às imagens, desde a correção de cor ou imagens tremidas.

E por isso o SAPO TEK reuniu 10 smartphones que certamente não o vão deixar malvisto quando decide gravar vídeo. Não estão alinhados por uma ordem específica de qualidade, mas equipamentos como o Xiaomi mi 11 Ultra assumem a tabela dos mais cotados nos benchmarks atuais. Mas lembre-se que a tecnologia nunca para, e em junho será lançado uma das mais ambiciosas câmaras de um smartphone, o Sharp Aquos R6, com um módulo fotográfico da Leica.

Veja na galeria os melhores smartphones para gravar vídeo e as características que fazem a diferença 

1 - Xiaomi mi 11 Ultra

O Mi 11 Ultra é a nova joia da coroa da Xiaomi, que além das configurações de topo, apresenta um módulo de câmara que se aproxima a muitos modelos fotográficos compactos, tal como a série RX da Sony, e já é a principal estrela do benchmark DXoMark. A câmara principal oferece um sensor Samsung ISOCELL, assim como um sistema Dual Pixel Pro em autofoco, que basicamente reparte cada pixel tanto verticalmente como na diagonal.

Em termos práticos, a câmara oferece suporte HDR, utilizando um modo de contraste superior, visto que o sensor captura diversas frames e une-as para um resultado otimizado, eliminando com eficácia os “fantasmas” das imagens.

Obviamente que esta besta consegue gravar vídeo a 8K a 24 FPS, mas sem qualquer dificuldade em registar imagens 4K a 60 FPS. E no caso de imagens registadas em fraca iluminação, reduz o framerate para controlar melhor o ruído das imagens.

2 - Sony Xperia 5 II

Enquanto se espera pelo novo Xperia 1 III, o modelo do ano passado Xperia 5 II continua a ser um dos melhores smartphones não só para fazer vídeo, como também reproduzi-lo no seu ecrã. O smartphone foi construído com um foco na qualidade de imagem, oferecendo um ecrã OLED de 6,1 polegadas a 120 Hz, para uma resolução de 1080p.

A traseira do equipamento conta com três lentes Zeiss, com sensores focais de 16, 24 e 70 milímetros, o equivalente a uma ultra grande angular, principal e telefoto. A Sony chegou mesmo a afirmar que este equipamento era o primeiro smartphone com capacidade de gravar vídeo em slow motion a 120 FPS com uma qualidade 4K HDR. Destaca-se ainda pelo sistema de autofoco, capaz de se alinhar no olho humano ou de um animal de estimação para registar imagens em movimento.

3 - iPhone 12 Pro Max

A Apple demonstrou que os megapixéis não “se medem aos palmos” e os seus smartphones mais recentes oferecem câmaras com sensores com um máximo de 12 MP. Todos os modelos conseguem gravar vídeo a 4K, mas olhando para os modelos Pro, além de terem uma terceira câmara de telefoto, têm o famoso sensor LiDAR, capaz de detetar objetos e fazer modelos tridimensionais do que captura. Mas isso tem aplicações sobretudo na realidade aumentada.

Para a gravação de vídeo o destaque vai para o suporte HDR de 10 bits, oferecendo 700 milhões de cores, ou seja, mais 60 vezes que os equipamentos anteriores. A Apple afirma que os seus smartphones gravam nativamente em formato Dolby Vision HDR, numa resolução 4K a 60 FPS. Além disso, tem o editor de vídeo, podendo fazer toda a produção no próprio equipamento.

4 - Samsung Galaxy S21 Ultra

A Samsung também tem procurado oferecer as melhores câmaras fotográficas e para vídeo nos seus modelos de série Galaxy S. E o Galaxy S21 Ultra não está para brincar, com a sua câmara principal de 108 MP, um sensor de 1/1.33 polegadas e uma ultra grande angular de 12 MP, ambas acompanhadas por autofoco de laser. Tem ainda duas câmaras de telefoto de 10 MP.

A câmara consegue gravar vídeos com uma resolução de 8K até 30 FPS com o sensor principal, mas todos os restantes suportam 4K a 60 FPS. Tem uma funcionalidade chamada Director’s View, que permite ver em tempo real pequenos thumbnails do que todas câmaras estão a captar enquanto grava, permitindo alternar rapidamente entre elas.

E para quem grava vlogs, é possível utilizar tanto a câmara frontal como traseira em simultâneo. Tem ainda a funcionalidade Super Steady, um estabilizador digital que vai fazer uma grande diferença enquanto grava em movimento.

5 - Huawei Mate 40 Pro+

Antes do novo modelo do Xiaomi, o Huawei Mate 40 Pro+ era considerado o smartphone com a câmara mais poderosa para a DXoMark. Tem uma câmara principal de 50 MP com um sensor 1/1.28 acoplado a uma lente com abertura f/1.9 de 23 mm. O modelo Pro+ adiciona ainda ao conjunto estabilização ótica de imagem.

No que diz respeito à produção de vídeo, a câmara consegue gravar imagens a 4K a 60 frames por segundo, e para o caso de querer imagens mais fluídas, o registo a 1080p pode ser feito a 480 FPS, ideal para quem precisa de usar efeitos de câmara lenta.

6 - Huawei P40 Pro

A câmara telescópica continua a ser o principal elemento pelo qual a série P da Huawei é mais salientada. Mas no geral, estamos perante um smartphone que não deixa nenhum entusiasta de vídeo indiferente. Até porque tem especificações semelhantes ao seu primo Mate 40 Pro, incluindo o sensor principal de 50 MP.

Pode utilizar o Huawei P40 Pro para gravar vídeos a 4K a 60 FPS, mas optar pelas imagens mais abertas e panorâmicas gravas com o sensor grande angular a 1080p a 30 FPS.

7 - LG G6

O LG G6 pode não ser o mais potente smartphone do conjunto, até porque a LG já encerrou o negócio dos smartphones, mas tem características que podem ser interessantes, que os restantes não têm. Apesar de ter apenas duas câmaras traseiras de 13 MP, o modelo consegue gravar vídeos igualmente com uma resolução 4K. Mas está longe de ter a mesma qualidade de imagem dos seus rivais, desfocando se detetar movimentos muito rápidos.

Mas o que se salienta neste modelo é o facto de ser à prova de água, significando que podem fazer vídeos na praia ou piscina, ou outra atividade à chuva, sem a necessidade de ter cuidado com o equipamento.

8 - Vivo X50 Pro+

O Vivo X50 Pro+ tem especificações de topo e por isso é normal encontrá-lo durante meses nas tabelas dos melhores smartphones da AnTuTu. Quanto à câmara fotográfica, tem uma lente principal de 50 MP num conjunto de quatro lentes. Tem duas telefotos, uma de 32 MP e outra de 13 MP, suportado por uma ultra grande angular de 13 MP. O equipamento é mais um que já está preparado para gravar vídeos a 8K.

O smartphone apresenta excelentes cores, com bom balanceamento dos brancos, e mesmo em condições menos iluminadas faz registos de qualidade.

9 - Oppo Find X2 Pro

O Oppo Find X2 Pro tem uma câmara tripla, composto por um sensor primário de 48 MP e uma ultra grande angular igualmente de 48 MP. E ainda tem uma telefoto de 13 MP, e tecnologia PDAF (autofoco) em todas as lentes. A câmara permite gravar vídeos com uma resolução 4K a 60 FPS, com suporte a HDR, o que eleva a qualidade a um novo patamar.

O conjunto de câmaras faz um bom trabalho de exposição em condições fracas de iluminação, e apresenta uma boa palete de cores nas imagens. Além disso, o seu estabilizador digital garante imagens nítidas de grande qualidade, e o autofoco é rápido, o que permite manter o que deseja gravar em cena.

10 - Honor 30 Pro+

Com um sensor primário de 50 MP, uma ultra grande angular de 16 MP e uma telefoto de 8 MP, o Honor 30 Pro+ é mais uma câmara de filmar de grande qualidade que pode levar no bolso para qualquer lugar. É mais um modelo que grava vídeo 4K a 60 FPS sem problema.

Embora não seja a melhor opção para gravar vídeos noturnos, como outras propostas, tem um estabilizador digital que garante imagens em movimento sem tremer. E também tem um autofoco rápido, com boa capacidade de seguir os alvos em movimento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.