Apesar do negócio mobile da Sony estar longe de ser lucrativo, a tecnológica continua a lançar novos equipamentos da sua linha Xperia, que no fundo servem como showcase da sua tecnologia, nomeadamente os seus sensores para as câmaras fotográficas, adotados por muitas outras fabricantes. Assim, a marca revelou três novos equipamentos, o topo de gama Xperia 1 III, o Xperia 5 III e o Xperia 10 III.

O Xperia 1 III apresenta um ecrã OLED de 6,5 polegadas, num rácio de 21:9, e salienta-se pela oferta de resolução 4K com uma taxa de refrescamento de 120 Hz, aquele que a Sony diz ser o primeiro do mundo. Para compreender melhor a tecnologia, saiba que uma PlayStation 5, para correr na sua máxima performance a 120 FPS, nos jogos que o suportam, é obrigado a ter um televisor exatamente 4K com um ecrã a 120 Hz.

A Sony optou por colocar a câmara selfie na parte superior da moldura, em vez dos já habituais notchs ou punch-hole, obrigando o design do equipamento a ser um pouco mais longo que outras propostas. Toda a traseira do equipamento é feita de vidro e protegida por Gorilla Glass, oferecendo ainda a certificação IP68 para resistência a água a pó.

Veja na galeria imagens do Sony Xperia 10 III:

O smartphone tem uma câmara principal de 12 MP de 24 mm, suportado por estabilização ótica de imagem; uma ultra grande angular de 12 MP de 16 mm. Introduz ainda uma nova câmara telefoto de 12 MP, com capacidade de mudar o foco entre 70 e 105 mm. Promete um foco muito rápido da imagem, graças à tecnologia Dual PDAF. Por fim, o conjunto é composto por um sensor de profundidade ToF.

Apesar do conjunto de câmaras não oferecer a quantidade de megapixéis de outros smartphones, a tecnologia da Sony no segmento fotográfico deixa a sua marca neste novo modelo. A funcionalidade Real Time Tracking vem diretamente das suas câmaras Alpha para os smartphones, que permite a câmara focar melhor em objetos em movimento, e até prever quando os mesmos vão sair e reentrar na imagem.

O smartphone tem uma bateria de 4.500 mAah, suportado por tecnologia de carregamento rápido, capaz de alimentar 50% do equipamento em 30 minutos. No interior tem ainda o processador Snapdragon 888 da Qualcomm, o mais poderoso entre os smartphones lançados este ano. Tem ainda opções de 8 e 12 GB de RAM, assim como 256 GB de armazenamento interno. Caso seja um fotógrafo vai querer expandir o armazenamento via microSD. O smartphone tem 5G, tal como qualquer topo de gama atual. A Sony tem ainda um modo que permite usar um cabo especial USB-C para utilizar o smartphone como monitor externo em alta resolução de uma câmara SLR.

Relativamente ao Xperia 5 III, o smartphone tem especificações semelhantes, mas é um equipamento mais pequeno, com um ecrã de 6,1 polegadas e limitado a uma resolução de 1080p, mantendo o rácio de 21:9. O conjunto de câmaras é semelhante, mas não tem o sensor de profundidade ToF.

Veja na galeria imagens do Sony Xperia 5 III:

Por fim, o Xperia 10 III é o mais modesto do trio, com um ecrã OLED de 6 polegadas com resolução de 1080p e é semelhante aos demais modelos da linha. Apenas a sua câmara principal é de 12 MP, sendo as restantes de 8 MP, incluindo a frontal para selfies.

Os preços ainda não são conhecidos e o seu lançamento está previsto para o verão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.