Os equipamentos multifunções que lhe apresentamos sob a forma de galeria de sugestões não são os mais baratos, absolutamente, são antes os modelos que reúnem o lote de funcionalidades do género mais completo e ainda os que apresentam elementos tidos hoje como fundamentais. Ligação a redes Wi-Fi, por exemplo.

No fundo, são impressoras, é assim que lhes chamamos. Mas fazem mais do que isso, são equipamentos que permitem também digitalizar e fotocopiar documentos, isto num ambiente de escritório doméstico, apesar de também poderem ser úteis em microempresas, obviamente.

Com preços a rondar os 100 euros (ou mais baixos, até), é verdade que não vamos encontrar nestes multifunções algumas funcionalidades que figuram em modelos ligeiramente mais caros, como é o caso da impressão em A3 e de algumas funcionalidades relacionadas com a impressão premium de fotografias, por exemplo.

 

Por outro lado, todos os quatro equipamentos na galeria acima permitem imprimir documentos com dimensões de 10 x 15 ou 13 x 13 cm, por exemplo, sem esquecer os envelopes. E incluem funções de digitalização de documentos até A4 e funcionam com tinteiros no normal sistema de unidades de cor em separado face às unidades de preto.

Além disso, todas elas podem ser ligadas ao PC pelo suporte USB convencional, apesar de incluírem funcionalidades de ligação a redes Wi-Fi, o que possibilita a impressão a partir de equipamentos móveis como tablets e smartphones.

Aliás, todas as marcas disponibilizam de momento plataformas e apps móveis gratuitas que facilitam esse mesmo processo, partindo do princípio de que grande parte dos utilizadores do género desejam imprimir documentos diretamente a partir destes dispositivos.

Desta forma, se procura um equipamento multifunções de momento, mas não deseja gastar uma “pequena fortuna”, espreite estas quatro opções, sendo que todas as fabricantes em causa comercializam de momento outros modelos mais bem equipados e, consequentemente, mais caros.