Entre os vários rumores e promessas que algumas marcas foram deixando ao longo do tempo relativamente a equipamentos com estrutura e ecrã dobrável, há projetos que estão mais perto de serem realidade que outros. É o caso do smartphone Samsung Galaxy X, por exemplo, um dos modelos que está, em teoria, mais avançado. Até porque a própria empresa deixou entender que a primeira versão final deste terminal dobrável pode aparecer já no próximo Mobile World Congress, a realizar em Barcelona, Espanha, em fevereiro.

O Galaxy X com ecrã flexível é um smartphone que faz parte do Project Valley da Samsung e que a Bloomberg indica poder ter uma versão final pronta muito em breve. Ou melhor, poderão ser duas versões, pois fala-se de dois modelos em desenvolvimento – um que poderá ser dobrado ao meio tipo “concha”; e outro um pouco maior, “com um ecrã OLED de 5 polegadas que pode transformar-se num de 8 polegadas, capaz de funcionar como tablet”, avança o mesmo site.    

A marca sul-coreana mostrou já vídeos da tecnologia de ecrã dobrável antes, como também já demos conta no TeK, apesar de a produção e seguimento comercial de equipamentos móveis do género nunca ter avançado em concreto.  

Lenovo entra na corrida

Como o TeK mostrou recentemente, há outra marca que está a desenvolver com afinco um protótipo de smartphone com ecrã dobrável (neste caso também um tablet!) é a Lenovo, tal como foi possível perceber com o anúncio ocorrido durante o evento Tech World 2016.

O vídeo da SlashGear que circula na internet mostra perfeitamente dois equipamentos distintos. O primeiro é um smartphone que podemos usar no pulso como se fosse um smartwatch, com o ecrã flexível a adaptar-se à forma do braço. Este dispositivo foi criado no âmbito do projeto Cplus da Lenovo.

O outro protótipo mostra um tablet com um ecrã de 10 polegadas que permite dobrar o dispositivo ao meio, para uma utilização tipo smartphone. Este novo conceito da Lenovo dá pelo nome de Folio. Alguns

rumores especulam já que versões finais aproximadas face ao que podemos ver agora estarão disponíveis já em 2017, mas não existe qualquer confirmação oficial nesse sentido.

Drasphone, o phablet dobrável

Quando comparado com os dois modelos anteriores, o Drasphone é “ainda mais” protótipo. E distingue-se enquanto smartphone dobrável pelo design baseado em três partes, fazendo com que as dimensões do equipamento passem das de um terminal "normal" para algo realmente compacto, diz o site YankoDesign.com.

As imagens e um vídeo deixam perceber que o Drasphone, um projeto Microsoft, pelo que podemos ver pelas imagens, conta com uma câmara na zona frontal, bem como com três botões físicos e dois altifalantes.

A base deste equipamento é a tecnologia Digital Resistive Area Sensing (DRAS), que promete “ultrapassar as limitações já existentes nos atuais dispositivos com ecrãs táteis” e está a ser pensada para equipar não só smartphones ou tablets como também televisores, por exemplo. Uma das características anuncidas é “o consumo reduzido de energia”, indicam os responsáveis pelo projeto.

OPPO entra na “guerra” dos dobráveis?

A pergunta surge devido ao smartphone que a marca revelou recentemente e que mostra um ecrã tátil de 7 polegadas no centro das atenções. Contudo, não há certezas se se trata de um equipamento em funcionamento efetivo ou de uma sample para efeitos de demonstração apenas.

Seja como for, a OPPO está a trabalhar neste projeto desde agosto do ano passado, diz o site PhoneRadar, e prevê colocar no smartphone duas câmaras, apesar de não existir ainda lista de especificações, datas de lançamento previstas e qualquer outro dado relativo ao smartphone.

Como vê, o futuro dos smartphones (e tablets) pode muito bem passar pelos ecrãs e estruturas dobráveis e flexíveis, e talvez até mais cedo do que esperamos. Até lá, espreite as imagens que apresentamos acima e que exemplificam bem o que podem vir a ser os equipamentos com estas características.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.