Antes de mais, os mais entendidos nestas “andanças” que nos perdoem pelo título demasiado “amplo”: os equipamentos que encontra na galeria mais abaixo não são apenas mesas de mistura, mas também controladores DJ e packs que incluem vários dispositivos do género, para que possa tirar tudo da caixa e começar desde logo a animar as suas festas.

E não só. Também pode recorrer a este tipo de equipamentos para DJ, que estão longe dos controladores e mesas de mistura mais profissionais em termos de preços, para criar e gravar as suas próprias músicas eletrónicas e até, no caso das mesas de mistura, por exemplo, gravar o som dos seus instrumentos musicais para o computador.

Por outro lado, também no caso das mesas de mistura, além da gestão do som que está a passar na sua festa na piscina, de certa forma, até pequenos concertos podem necessitar das funções de um dispositivo de som do género, juntamento com outros equipamentos.

Depois, curiosamente, há um aspecto transversal a todos estes equipamentos, pelo menos em relação aos modelos mais recentes. Estamos a falar da forma como é possível combinar controladores e mesas de mistura com os equipamentos de eletrónica mais comuns nos dias que correm e que servem de “fonte” de som, normalmente.

Neste lote e dispositivos estão os tablets, o smartphone e, sob outra forma, serviços de música online como o Spotify, desde que exista forma de “puxar” as suas músicas preferidas da internet. E isto além das ligações de entrada de som convencionais, que podem estar associadas aos dispositivos de reprodução de música/som mais tradicionais.

Sem esquecer as portas USB, visto que grande parte das nossas criações musicais estão, certamente, num disco rígido externo (ou numa pen USB, que acaba por ser mais fácil de levar para a festa!). Além disso, é igualmente comum encontrar modelos com ligação de entrada Lightning, a mesma que encontramos nos dispositivos Apple.

Sets a soar bem…

Talvez sejam os controladores DJ os equipamentos neste segmento que mais são procurados pelo público em causa, pois hoje em dia estão incrivelmente bem preparados a dois níveis: no que diz respeito a ligações de saída; e, como o próprio nome indica, quanto a software e apps móveis de DJing com os que são compatíveis.

No primeiro caso, as saídas RCA são ainda algo bastante “valioso”, por assim dizer, dada a quantidade de colunas e equipamentos de som relacionados que contam com este tipo de interface, que já leva uns aninhos de existência. Da mesma forma, a ligação de saída de 3,5 mm é também vital, nem que seja para ligação dos “obrigatórios” auscultadores de DJ.

E estes elementos surgem lado a lado com outros igualmente importantes, como as jog wheels (nestes casos de dimensão mais compacta, mas bastante válidas para o scratch), os equalizadores, os controlos dos decks e crossfader, por exemplo.

E é claro que, como o próprio nome indica, cada controlador é capaz de controlar vários programas e apps móveis de DJing, não só da própria fabricante do equipamento em causa como também outros que são de uso generalizado nesta área e até gratuito. Será o caso da conhecida app móvel djay para iOS e Android, a título de exemplo.

Mas nada como experimentar e verificar qual o tipo de equipamento de DJ que mais satisfaz as suas necessidades. Damos uma ajuda com a nossa galeria, sem esquecer vários packs que o ajudam a começar de imediato e sem grandes conhecimentos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.