À medida que o Twitter e outros microblogs somam e seguem em popularidade, ganham igual notoriedade os serviços que permitem tornar mais pequenos os URL, valiosos recursos na hora de "postar" comentários que não poderão exceder um número limite de caracteres, normalmente reduzido.

Pela imposição da restrição de caracteres, há microblogs que oferecem eles próprios funcionalidades para diminuir os URL, mas mostramos-lhe outras soluções, disponíveis online, às quais poderá recorrer, algumas delas com funções acrescidas relativamente ao serviço de microblogging com que estão relacionadas.

É o caso do Cligs, onde se diminuem links, mas também se fazem "análises" estatísticas dos mesmos. Entre a informação disponibilizada estão dados relativos à partilha do link em serviços como o Twitter ou o Facebook e o registo do mesmo como favorito no serviço Del.icio.us.

[caption]Cligs[/caption]

Dentro do género que oferece funcionalidades acrescidas tem vários recursos à disposição, como o serviço brasileiro Migre.me, totalmente integrado com o Twitter.

Reduzindo URL a partir deste serviço poderá acompanhar as pessoas que clicaram no mesmo, ver quantas pessoas o "retwittaram" ou assinalar com bookmarks os seus links.

[caption]Migre.me[/caption]

Os responsáveis pelo espaço avisam que o mesmo ainda está em construção, mas garantem a sua total funcionalidade.

Também em português, mas de Portugal, está disponível o PunyUrl . Para gerar URL a partir de qualquer página na Internet, basta arrastar um link que se disponibiliza a partir da homepage do serviço para a barra de favoritos.

[caption]PunyURL.in[/caption]

O LNK.IN é outra solução. Para evitar problemas, o serviço não aceita links de "gente anónima", obrigando ao registo (gratuito) no site. Aqui é possível encurtar os URL de forma personalizada: o utilizador define o que vem a seguir a "LNK.IN".

[caption]Lnk.in[/caption]

Além disso, é possível converter vários links, protegê-los por password e aceder às estatísticas dos cliques.

O Not long também permite personalizar os "mini-URL". Ao mesmo tempo que oferece informação sobre o número de cliques e possibilita a utilização de um bookmarklet para encurtar links directamente do browser.

Uma listagem de serviços para diminuir links não estaria completa sem o TinyURL, um dos mais populares recursos do género. Aqui, além de reduzir URL, é igualmente possível personalizar ou esconder links e recorrer ao bookmarklet.

[caption]TinyURL[/caption]
Nota de Redacção: Foi acrescentado mais um serviço à listagem, que passou a incluir seis opções, no lugar das cinco apresentadas inicialmente.