Em tempos não muito longínquos, um sistema de som composto por duas, cinco ou mais colunas, com a companhia de um subwoofer, era um extra obrigatório junto de qualquer computador. Hoje, com os portáteis a assumirem as “despesas” entre a maior parte dos utilizadores, este periférico de som entrou em desuso.

A exceção deverá ser, contudo, os sets 2.1, que conseguem acompanhar da melhor forma tanto um PC desktop como um portátil, sendo que também podem ser utilizados com um smartphone, um tablet ou um leitor de MP3, por exemplo, já que tudo o que é necessário, normalmente, é uma ligação áudio de 3,5 mm.

O design destes conjuntos de colunas não foge muito ao que conhecemos do passado, não tendo evoluído de forma considerável nos últimos anos (com algumas exceções mais premium). E os preços são agora mais baixos que nunca, tirando também aqui um modelo ou outro mais bem equipado ao nível de componentes de som.

Está lá o subwoofer para dar “corpo” aos tons mais graves das músicas reproduzidas e do som dos vídeos/jogos que “correm” no computador, enquanto o som pode ser ajustado, regra-geral, por um controlador com fio que “sai” diretamente do woofer ou de uma das colunas.

 

Neste campo, também o Bluetooth é já “rei e senhor”, visto que todos os portáteis estão equipados com esta tecnologia, da mesma forma que também praticamente todos os PC desktops contam também com módulos que adicionam esta tecnologia de ligação sem fios aos sistemas em causa.

Mais: tal como é exemplo o conjunto Kratus S5 da Creative, também aqui a iluminação LED personalizável é já uma realidade, apesar de este ser um exemplo um pouco mais associado ao gaming. E destes conjuntos falaremos num outro artigo muito em breve.

Fique então a conhecer cinco conjuntos 2.1 a ter em conta no “plano” de dotar o seu PC ou portátil de melhores condições de som.