Apesar de terem dimensões reduzidas e um design compacto, os Mini PCs prometem estar preparados para dar conta das tarefas que se podem realizar em computadores desktop ditos “convencionais”, afirmando-se como uma opção a considerar para, por exemplo, quem tem uma secretária cheia em casa.

Além de marcas mais estabelecidas neste mercado, da Asus à HP, passando pela Acer, Lenovo ou Gigabyte, outras também querem marcar presença no segmento, como é o caso da Xiaomi. Recentemente, na mesma apresentação onde revelou a Xiaomi 13 Series, a fabricante deu a conhecer o seu primeiro Mini PC, desenvolvido em parceria com a Intel e que, para já, estará apenas disponível na China.

Se está à procura de um Mini PC para substituir o computador que tem em casa existem alguns aspectos importantes que deve ter em conta. Note que, embora seja possível encontrar opções “apetrechadas”, de modo geral, este tipo de computador é concebido para tarefas menos exigentes a nível gráfico e de processamento, como navegar na Internet, utilizar programas de produtividade e até reproduzir conteúdos multimédia. 

Para lá das opções desenhadas para utilizadores comuns é também possível encontrar equipamentos feitos para uso profissional, assim como modelos para gamers, geralmente com especificações um pouco mais “robustas” e com preços a condizer.

Ao analisar possíveis opções de compra mantenha-se atento à configuração dos computadores. Por um lado, existem Mini PCs que já incluem tudo o que precisa para começar a utilizá-los, bastando ligar a um monitor e a outros periféricos que desejar.

Por outro, há modelos barebone que, apesar de contarem com alguns componentes principais, é necessário equipá-los com outros elementos comprados em separado, sendo uma opção mais indicada para quem se considera um “expert” no que respeita ao processo de montagem de PCs.

Na galeria que se segue poderá encontrar 6 propostas de Mini PCs para diferentes tipos de utilizadores e de orçamentos. 

Clique nas imagens para conhecer 6 propostas de Mini PCs para poupar espaço na secretária

Este modelo da Beelink está equipado com um processador Intel Celeron N5095 de 11.ª geração, incluindo RAM DDR4 de 8 GB e um SSD de 128 GB. De acordo com a marca, a capacidade de armazenamento interna pode ser expandida até 2 TB. O Mini PC dispõe de gráficos UHD integrados e pode ser ligado a dois monitores em simultâneo, graças a duas entradas HDMI.

Além de suporte a Wi-Fi de banda dupla, o computador suporta Bluetooth 4.0 e chega pré-instalado com o Windows 11, sendo compatível também com Windows 10 e Ubuntu. O Beelink Mini-S conta ainda com 4 portas USB 3.0, 1 porta LAN, outra DC para alimentação e uma entrada para headphones.

O Mini PC ExpertCenter PN64 da Asus, que se afirma como uma opção barebone, para quem prefere comprar certos componentes à parte, chega com um processador Intel Core i5 de 12ª. geração no interior, assim como uma placa gráfica Intel Iris Xe Graphics.

O modelo dispõe de duas slots de memória SO-DIMM DDR5-4800 que podem ser equipadas com chips de 8 GB. No que respeita ao armazenamento interno, o computador suporta drives HDD & SSD.

O equipamento é compatível com Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 e, a nível de conectividade, conta com 5 portas USB 3.2 (3 USB-A e 2 USB-C), duas portas HDMI, uma porta LAN de 2,5 GbE, uma porta DC, incluindo suporte a DisplayPort 1.4. De acordo com a marca, há espaço para opções avançadas de controlo de ventilação de modo a assegurar uma melhor dissipação de calor.

  • Dell Mini Pc Optiplex 3000 - 692,90 euros - CHIP7

Equipado com um processador Intel Core i5, o Mini PC Optiplex 3000 da Dell conta também com uma placa gráfica Intel UHD Graphics 770. No interior, o computador dispõe de 8 GB de RAM DDR4 e armazenamento interno SSD de 256 GB.

Este modelo, conta com suporte a Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 e chega com o Windows 10 Pro pré-instalado. O PC conta ainda com 4 portas USB 3.2 tipo A, 1 porta HDMI, 1 porta DisplayPort, além de uma porta LAN.

No seu interior o Mac Mini da Apple conta com um processador M1, com CPU de 8 núcleos, GPU de 8 núcleos e Neural Engine de 16 núcleos. O computador está disponível em configurações de 8 GB de RAM e 16 GB de RAM, com a segunda a ter um custo adicional.

Há também várias opções de armazenamento interno SSD, cujo custo acresce consoante a capacidade: 256 GB, 512 GB, 1 TB e 2 TB.  Como explica a Apple, o computador é compatível com dois monitores em simultâneo, dispondo ainda de compati­bilidade com saída de vídeo digital Thunderbolt 3 e saída de vídeo HDMI. O Mini PC dispõe também de porta Ethernet, 2 portas Thunderbolt/USB 4; duas portas USB-A e porta para auscultadores de 3,5 mm.

Numa opção mais virada para o mundo do gaming, este é um modelo barebone que está equipado com um processador Intel Core i7 de 11ª. geração. A nível de gráficos, o Mini PC conta com Intel Iris Xe Graphics, sendo compatível com placas NVIDIA GeForce RTX 2060.

Para a RAM, o equipamento dispõe de duas slots SO-DIMM, com uma capacidade máxima de 64 GB, tendo compatibilidade com memórias DDR4-SDRAM de 3200 MHz. Já para o armazenamento interno, há espaço para dois SSD.

  • HP Z2 Mini G9 - 1.629,90 euros - MHR

Concebido especialmente para uso profissional e com opções de personalização de componentes, o Mini PC Z2 Mini G9 da HP tem um processador Intel Core i7 de 12ª. geração, uma gráfica NVIDIA Quadro T600, assim como 16 GB de RAM DDR5 de 4800 MHz, que poderá ser atualizado para 64 GB com duas memórias de 32 GB nos dois slots SO-DIMM.

No que toca a armazenamento interno, este Mini PC dispõe de um SSD de 512 GB. Caso deseje expandir a capacidade de armazenamento há um slot adicional para um SSD NVMe PCIe. O Z2 Mini G9, que tem suporte a Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, com o Windows 11 pré-instalado, tem duas portas USB 3.2 tipo C, quatro portas USB 3.2 tipo A, duas portas DisplayPort 1.4 e uma porta Ethernet.