Com o preço dos combustíveis a subir, são muitas as pessoas que estão à procura de meios de transporte alternativos. As trotinetes e bicicletas elétricas afirmam-se como opções de mobilidade em contexto urbano a considerar, mas, com uma grande variedade de propostas disponíveis no mercado, o que escolher?

Distâncias a percorrer, autonomia da bateria, facilidade de transporte e conforto são aspetos que deve ter em conta e, para ajudá-lo a encontrar a trotinete ou bicicleta ideal para os seus percursos, o SAPO TEK reuniu seis propostas com capacidades e preços diferentes.

Clique nas imagens para conhecer seis propostas de trotinetes e bicicletas elétricas

  • Trotinete Elétrica Urbanglide Ride 85+ - 259,99 euros (em promoção) - FNAC

Este modelo da Urbanglide, que está em promoção na FNAC até ao próximo dia 30 de março, é capaz de atingir uma velocidade máxima de 25 km/h e dispõe de uma bateria de 7,5 Ah, que permite percorrer distâncias até 30 km com um carregamento de quatro horas.

Com um peso de 13 kg, esta trotinete elétrica consegue suportar cargas até 100 kg. Para uma maior segurança, o modelo conta com duas luzes sinalizadores e ainda uma opção para iluminar a trotinete na parte lateral.

As suas rodas de 8,5 polegadas prometem ajudar os utilizadores a fazerem frente aos percursos citadinos enquanto mantêm o conforto e, para viagens mais tranquilas, a sua suspensão foi reforçada.

  • Bicicleta elétrica Urbanglide 140 – 359 euros – Media Markt

Também da Urbanglide, este modelo de bicicleta elétrica atinge uma velocidade máxima de 25 km/h, estando equipado com um motor de 350 W, assim como uma bateria de 6 Ah, com autonomia até 18 km.

Esta bicicleta elétrica, que tem um peso de 15 kg e rodas de 14 polegadas, é capaz de suportar cargas até 120 kg. Para facilitar o transporte, a bicicleta é dobrável, e um maior conforto, o seu assento é ajustável. Há também iluminação LED na sua dianteira e uma luz intermitente traseira.

Uma vez que este modelo tem suporte a Bluetooth, é possível emparelhá-lo com o smartphone e, através da aplicação da Urbanglide, aceder a dados como nível da bateria, distâncias percorridas, velocidade, entre outros.

  • Trotinete Elétrica Xiaomi Mi Electric Scooter 3 – 449,99 euros – El Corte Inglés

A Mi Electric Scooter 3 da Xiaomi conta com um design minimalista feito em liga de alumínio, e, segundo a marca, destaca-se pela sua facilidade a nível de transporte, contando com um peso de 13,3 kg e podendo ser dobrada.

A trotinete, que é capaz de atingir uma velocidade máxima de 25 km/h, tem um motor de 600 W e uma bateria de 7.800 mAh, que lhe confere uma autonomia até 30 km. Para aumentar o ciclo de vida da bateria, a Mi Electric Scooter 3 dispõe de um modo Sleep, que se ativa quando a bateria está abaixo dos 30% e quando não é ligada durante 10 dias consecutivos. Há ainda um sistema de gestão de bateria de quinta geração.

Além do sistema E-ABS na roda dianteira, a trotinete tem um sistema de travagem regenerativa e a disco na roda traseira. De acordo com a Xiaomi, os pneus pneumáticos de 8,5 polegadas permitem absorver o impacto e prevenir derrapagens. A trotinete também pode ser ligada à aplicação Mi Home, dando aos utilizadores a possibilidade de acederem a várias métricas, incluindo velocidade e nível da bateria.

  • Bicicleta Mi Smart Electric Folding Bike – 799,90 euros (em promoção) – PCDIGA

A Mi Smart Electric Folding Bike da Xiaomi, que está em promoção até ao próximo dia 31 de março na PCDIGA, está equipada com um motor de 250 W, atingindo uma velocidade máxima de 25 km/h. A sua bateria de 5.800 mAh dispõe de uma autonomia para até 45 km.

A bicicleta elétrica conta com um sensor de força TMM4 na roda traseira, que permite controlar a força exercida nas pedaladas. Há ainda quatro modos de ciclismo, cada um com taxas de assistência de pedalada diferentes para regular a força elétrica fornecida.

Com um peso de 14,5 kg, esta bicicleta foi pensada para ser fácil de transportar, podendo ser dobrada. Este modelo está também equipado um display e pode ser ligado a uma aplicação mobile própria, permitindo aceder a dados como velocidade, distâncias percorridas e até quantas calorias são queimadas durante as suas viagens.

  • Trotinete elétrica Segway Ninebot KickScooter MAX G30 - 822,38 euros – PC Componentes

Esta trotinete elétrica da Segway, com uma velocidade máxima de 25 km/h, está equipada com um motor de 350 W e com uma bateria que se destaca pela sai autonomia de até 65 km. O modelo dispõe de três modos diferentes (Eco, Drive e Sport), além de um modo Pedestre, que podem ser acedidos através do seu painel LED.

Segundo a marca, a trotinete é capaz de subir inclinações de aproximadamente 20%. Os seus pneus de 10 polegadas são reforçados para ajudar a evitar furos. O modelo dispõe de um sistema simultâneo de travagem dupla para uma maior estabilidade, além de um sistema de travagem regenerativa.

O seu sistema de gestão inteligente permite monitorizar o estado da bateria, protegendo-a também contra curto-circuitos e sobreaquecimento. Além dos faróis de travagem e luzes traseiras, a luz LED frontal permite iluminar a estrada à sua frente e aumentar a sua visibilidade em condições de pouca luz.

  • Bicicleta elétrica dobrável Legend Monza – 1.599 euros (em promoção) – Decathlon

A bicicleta elétrica da Legend Bikes foi feita para percursos citadinos e promete ser uma opção compacta e leve, permitindo atingir uma velocidade máxima de 25 km/h. O modelo está equipado com um motor de 250 W, além de uma bateria de 14 Ah, que lhe confere uma autonomia até 100 km.

Com um peso de 19,5 kg, a bicicleta é capaz de suportar cargas até 100 kg e conta com quatro níveis de assistência. Os seus pneus pneumáticos de 20 polegadas permitem absorver o impacto e a sua estrutura de alumínio foi reforçada para uma maior durabilidade.

A bicicleta conta também com joystick com suporte a Bluetooth, que permite liga-la ao smartphone através de uma aplicação própria, dando a possibilidade de aceder a um vasto conjunto de dados sobre o equipamento.