Sente que lhe falta maior imersão quando assiste a um bom filme ou série de TV no aconchego do sofá, na sala de estar? Então provavelmente está na hora de trocar de televisor e há cada vez mais ofertas interessantes com novas tecnologias de imagem baseados em ecrãs MiniLED, com tamanhos generosos e são mais inteligentes.
As Smart TVs concentram os serviços disponíveis online e plataformas de streaming de filmes, séries e música. A qualidade de som e imagem 4K permitem desfrutar os conteúdos, apenas faltando fazerem pipocas.
Para ajudar a escolher um novo modelo de TV para a sala de estar, aquela prenda de Natal atrasada, o SAPO TEK reuniu seis modelos de TVs com características semelhantes, nomeadamente ecrãs MiniLED a 4K e com um tamanho fixo de 65 polegadas, que permitem uma boa visualização se tiver pelo menos uns dois metros de distância entre o sofá e o equipamento.
A tecnologia MiniLED utiliza milhares de mini-lâmpadas LED, atrás do substrato LCD de um ecrã. Estas são combinadas em zonas de escurecimento locais para oferecer iluminação mais precisa em áreas claras, mas em contraste, melhores níveis de preto nas respetivas regiões negras. A imagem consegue assim oferecer melhor profundidade de imagem e melhores contrastes, assim como cores mais definidas e brilhantes para HDR.
Conheça todas as propostas de Smart TVs de 65 polegadas
1 - LG QNED MiniLED UHD 4K 65QNED916QA – 799,99 euros - FNAC
A Smart TV da LG apresenta um ecrã Quantum dot NanoCell, baseado em tecnologia MiniLED. O televisor utiliza o processador α7 Gen4 AI, que suporta o sistema de inteligência artificial ThinQ com o sistema operativo webOS21. A fabricante aposta as suas fichas numa experiência mais cinematográfica, com formatos HDR, suportado por Dolby Vision IQ, HDR10 Pro e HLG. Para que nenhum detalhe escape, o televisor conta ainda com som Dolby Atmos.
O modelo apresenta 30 mil MiniLEDs para imagens mais brilhantes e nítidas e cerca de 2.500 zonas de escurecimento para maior controlo da retroiluminação e maior contraste. Para os gamers, a LG promete um modo dedicado para otimizar as cores, brilho e contraste que se encaixem numa imagem mais fluída. É compatível com AMD FreeSync Premium para melhores taxas de atualização.
2 – TCL MiniLED 65C805 – 1.099 euros - Worten
O modelo da TCL apresenta imagem 4K HDR Premium, num ecrã QLED com tecnologia MiniLED, com uma taxa de atualização de 144 Hz. Para os jogadores, o sistema Game Master Pro 2.0 com Game Accelerator aumentando a taxa de atualização para 240 Hz e Dolby Vision. A tecnologia Dolby Atmos oferece um ambiente sonoro mais envolvente, seja a ver filmes, séries ou a jogar.
Sendo um televisor compatível com Google TV, conte com uma seleção de aplicações e conteúdos diretamente do equipamento, desde YouTube às plataformas de streaming como a Netflix, Disney+ e Amazon Prime. Mas também o assistente inteligente da Google e Alexa. E se usar o televisor no escritório, este poderá ser o portal para as videoconferências através do Google Meet.
3 - Hisense Série U7KQ (2023) 65"/165,1cm Mini-LED 4K – 899 euros – PC Diga
A proposta da Hisense apresenta uma configuração de MiniLED agrupada para mais precisão na retroiluminação, usando até 1.000 zonas de regulação de intensidade da luz para melhor contraste. Tal como outras propostas, oferece um modo de gaming Pro, com uma taxa de atualização de 144 Hz com sistema variável e baixa latência.
O processador Hi-View Engine garante imagens de com upscaling 4K melhoradas, com mais cores, de forma a que vídeos com uma resolução inferior tenham melhor aspeto. O tempo de resposta do painel é de 6 ms e oferece tecnologia antirreflexos.
4 - Sony Bravia XR Série X95L (2023) 65" – 2.299,90 euros – PC Diga
A Sony continua a ser uma das principais fabricantes de televisores, apresentando tecnologia de ponta nos seus modelos e por isso, o preço reflete-se quando comparado com os seus concorrentes. A Bravia XR foi desenhada a pensar para ser emparelhada com a PlayStation 5 e por isso tem todas as tecnologias para destacar a qualidade e fluidez de imagem enquanto joga.
O seu motor Cognitive Processor XR garante um brilho cintilante e pretos profundos, ajudando pela tecnologia XR Backlight Master Drive, promete uma maior precisão Mini LED 4K. Para uma experiência mais cinematográfica, a moldura tem tweeters em ambos os lados.
5 - Philips The Xtra TV Ambilight 4K 65PML9008/12 65" Mini LED – 1.047 euros – PC Components
A Philips considera que o ambiente cinematográfico não se foca apenas no som e imagem, adicionando-lhe ainda iluminação Ambilight. A sincronização da iluminação com a imagem garante uma reação colorida, com o objetivo de envolver os espetadores. Imagine um filme de ação onde as explosões são ampliadas pela iluminação projetada no exterior do ecrã.
Além de suportar diferentes formatos de HDR, o televisor conta com Dolby Vision e Atmos, uma latência baixa e 120 Hz de taxa de atualização com FreeSync. O sistema sem fios DTS Play-Fi da Philips garante ainda ligações a soundbars e colunas espalhadas pela sala.
6 – Samsung Neo QLED 4K QN90C – 1.699,99 euros – Loja Samsung
A Samsung destaca quatro funcionalidades para o seu modelo NEO QLED. O primeiro é a tecnologia Quantum Matrix, que oferece um contraste mais preciso dos pixéis para maior detalhe da imagem. O segundo é o processador Neural Quantum 4K, que utiliza inteligência artificial para melhorar o upscaling das imagens e oferecer mais qualidade de vídeo.
Segue-se a tecnologia de antirreflexo, para que não hajam distrações desnecessárias quando está a assistir a um filme durante a tarde, com a janela aberta. Por fim, a excelência de som via Dolby Atmos. O modelo tem ainda suporte para HDR+, prometendo imagens com cores mais vivas e gama dinâmica elevada. Por fim, os gamers podem jogar a 4K a 144 Hz de taxa de atualização.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
App do dia
Aplicação Ruler AR: uma ferramenta útil para medições de interiores -
Site do dia
Já foi a um PubhD? Conte com conversas das ciências às artes acompanhadas de "um copo" -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários