Simplicidade. É este o adjetivo que melhor caracteriza um gadget tão útil e original como os carregadores solares, sendo que a maior parte deles também integra ou assume funções de powerbank, um acessório que hoje está presente no bolso ou na mochila de grande parte dos “normais” utilizadores de smartphones e outros terminais móveis.

E o propósito de um carregador solar é apenas um – permitir a recarga de dispositivos móveis compatíveis com ligações USB. O que difere é a forma de acumular e/ou recolher energia, já que é a exposição direta aos raios solares que “alimenta” este acessório, demorando mais ou menos tempo, dependendo do modelo. Depois, é possível que este gadget encaminhe a energia recolhida diretamente para o smartphone, ou que possa igualmente acumular essa eletricidade numa bateria integrada, que normalmente vai dos 2.000 aos 10.000 mAh, tal e qual acontece com um powerbank convencional, que é alimentado por USB.

Assim, com um carregador solar no bolso ou na mochila, conseguirá recarregar o seu smartphone ou tablet ao fim de um dia de atividade ao ar livre, ou noutras situações do género. Para facilitar a utilização neste tipo de ambientes, será fácil encontrar nestes acessórios um design que inclui uma pega ou um suporte especial, permitindo a fixação noutros equipamento de ar livre, por exemplo.

Um powerbank permite recarregar qualquer equipamento compatível quando a bateria deste se esgota, sendo que, finda a energia acumulada, será sempre necessário ligar o dito powerbank a um computador ou a uma tomada elétrica para restabelecer os índices de autonomia. No caso dos carregadores solares que assumem também funções de powerbank, a diferença é que, além da possibilidade de recarga por USB, poderá “restabelecer energias” através da exposição solar. E as dimensões dos painéis solares integrados ditam depois a velocidade da recarga…

Claro está que, se não estiver sol nesse dia, não vai conseguir recarregar a bateria integrada ou a do smartphone por esta via… Contudo, dada as características leves e compactas do design deste tipo de dispositivos, não custa nada ter um por perto sempre que for de fim de semana aventura, certo? Espreite então a galeria acima para ficar a conhecer sete modelos a ter em conta, com diferentes preços e capacidades energéticas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.