São as tendências no que diz respeito aos equipamentos tecnológicos que ditam o sucesso de cada um deles. Com os portáteis híbridos mais presentes e os smartphones com ecrã acima das 5 polegadas a serem bastante procurados, é normal que os tablets tenham perdido um pouco do espaço que até há pouco tempo tinham no mercado.

Contudo, seja para um uso convencional ou mais profissional, são vários os modelos ainda à venda em Portugal, vindos dos principais players do segmento, naturalmente.

Marcas como Lenovo, Samsung (que acaba de apresentar o Galaxy Tab S4), Asus, Acer e Huawei, entre outras, continuam a apostar nos tablets, apesar de terem uma oferta bem mais reduzida face ao que acontecia nos tempos áureos deste tipo de equipamento.

O sistema operativo móvel mais utilizado continua a ser o Android, apesar de existir um ou outro modelo com Windows - entre eles está o novíssimo Surface Go – é o inevitável iPad da Apple, o pioneiro do segmento, que recentemente adotou também uma postura mais Pro, literalmente, com ecrãs acima das 9 polegadas.

Este é um exemplo de tablet bastante caro, ao nível de um portátil de gama média, até. Mas existem opções para todos os bolsos, como vemos na galeria de sugestões acima pelos da Lenovo ou da Asus, por exemplo.

É isto mostra que a oferta de tablets nas nossas lojas continua a apresentar tendências várias e adequadas a várias necessidades: se precisamos de um modelo pequeno e com ecrã quase equivalente ao de um phablet, ele existe. É o preço até é acessível, em função das características do tablet e do tipo de utilização menos exigente a que se destinam.

Por outro lado, se a ideia for poder contar com um tablet destinado a uma utilização em ambientes mais profissionais e especializados, opções como o iPad Pro e o já referido Surface Go mostram-se como soluções avançadas. Com preços ajustados nesse sentido.

Quanto a especificações e tecnologias fundamentais em cada tablet, os pormenores estão todos na galeria acima, onde apresentamos em revista uma boa meia dúzia de modelos a ter em conta e destinados a diferentes tipos de utilização.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.