É daqueles que quando sai de casa verifica se tem no bolso a carteira, chaves, smartphone e… auriculares? De facto, os auriculares sem fios (true wireless) já se tornaram um wearable essencial no quotidiano de todos nós e são cada vez mais os modelos que chegam às lojas, entrando no circuito de atualizações anuais das fabricantes. E isso entende-se, porque as tecnologias de som continuam a evoluir, com os pequenos auriculares a oferecem melhor áudio, cancelamento de ruído mais eficiente, mais autonomia e sobretudo, maior conforto de utilização.
Na hora de escolher uns novos auriculares, além do preço, claro, a tendência poderá ser a opção do melhor áudio. Mas já pensou quanto tempo de seguida vai estar a usar os auriculares? É que neste caso, o conforto tem de ser a prioridade, seja por serem leves, mas pela forma como estes encaixam e se tornam mais ou menos intrusivos no ouvido.
A forma como os auriculares encaixam no ouvido é muito importante, porque cada pessoa tem a sua forma física de ouvido, seja o tamanho do canal auditivo, a formação da orelha. E as fabricantes procuram formatos diferentes para satisfazer as necessidades de cada utilizador. É cada vez mais comum a introdução de modelos mais pequenos e menos invasivos na orelha, mas que se “afundam” mais no canal auditivo. Neste caso as fabricantes oferecem diferentes tamanhos de “borrachinhas” de encaixe para que encontro aquele que prenda o auricular, para que não tenha a sensação de que estes vão cair com um movimento mais bruto da cabeça.
Por outro lado, há o formato “clássico” dos auriculares que ficam pendurados no ouvido, com um pequeno stick voltado para baixo, um formato que a Apple introduziu nos seus Air Pods, um sistema parecido com os mais recentes modelos, que inclui uma borracha ergonómica universal de adaptação para estes ficarem mais fixos. Ou ainda, a solução, talvez menos popular atualmente, dos modelos que têm um suporte que abraça a orelha por fora como um clipe, garantindo que estes ficam bem presos, como pode ver na proposta da JBL.
O que importa é que há também cada vez mais características a ter em conta como a qualidade de áudio, a sua autonomia, o cancelamento de ruído e a sua capacidade de utilização no desporto. Mas seja para ouvir música, realizar chamadas, criar uma maior imersão no gaming ou assistir a conteúdos de vídeo, o SAPO TEK reuniu alguns modelos a ter em conta na decisão de compra.
Veja na galeria as imagens das 8 sugestões de auriculares True Wireless
1 - Xiaomi Redmi Buds 5 Pro – 79,99 euros - Worten
Os novos auriculares Xiaomi Redmi Buds 5 Pro procuram oferecer algumas novidades tecnológicas a preço acessível. O cancelamento de ruído ativo (ANC) com 52 dB, utilizando três microfones e inclui um modo transparência. O estojo tem uma autonomia de 38 horas, que permitem quase quatro cargas completas aos Buds, que duram 10 horas em utilização em modo de reprodução contínua.
De considerar que pode emparelhar os auriculares a dois equipamentos em simultâneo, uma tendência cada vez mais atual. A certificação IP54 garante proteção contra o suor para fazer exercícios físicos sem preocupação. A aplicação Xiaomi Earbuds permite personalizar o cancelamento de ruído, ajustar o equalizador e outras opções de som.
2 - Huawei FreeClip – 179,90 euros – Loja Huawei
Os Huawei FreeClip destacam-se pelo design C-Bridge, com um aspeto semelhante a um piercing. Segundo a Huawei, este design liga os componentes dos auriculares e funciona também como um clip para reforçar o mecanismo de fixação à orelha do utilizador. Estes auriculares open-ear tem certificação IP54 de resistência à água e suor, estão equipados com tecnologia Smart Wear Detection, que deteta e adapta o auricular ao ouvido esquerdo ou direito.
Os auriculares FreeClip contam com uma autonomia de até 8 horas de reprodução de música e até 5 horas de chamadas. Com a utilização do estojo de carregamento, a autonomia sobe para até 36 horas. Conta com tecnologia de cancelamento de ruído ativo durante as chamadas e pode ligar a dois equipamentos diferentes.
3 - AirPods Pro 2 – 279 euros – Loja Apple
A Apple refrescou os seus auriculares lançados em 2022, fazendo a troca do Lightning por USB-C para respeitar as novas normais europeias de carregamento único. A fabricante melhorou a resistência à poeira e introduziu o suporte ao áudio Lossless quando usado com o headset Apple Vision Pro. O áudio adaptativo permite ajustar o controlo de ruído mediante os sons do ambiente do local onde estão a ser utilizados.
De salientar ainda a funcionalidade Conversation Awareness, um sistema que deteta as conversas e baixa o volume dos conteúdos reproduzidos nos auriculares, mas também cancela ruídos em redor, para melhorar a conversa com alguém por perto. O volume é personalizado através de machine learning, que ao longo do tempo de utilização vai registando as preferências dos utilizadores e aplica. O sistema de cancelamento de ruído ativo também atua numa experiência de som espacial.
O estojo de transporte garante uma autonomia total de 30 horas de utilização. Tal como o modelo da Huawei, tem uma borracha universal ergonómica para ajudar a segurar no ouvido.
4 - Samsung Galaxy Buds 2 Pro – 179,90 euros – PC Diga
Os auriculares Galaxy Buds 2 Pro da Samsung pretendem oferecer uma melhor qualidade de áudio e som imersivo com processamento a 24 bits. Tem cancelamento de ruído ativo, melhorando em 40% a performance face ao modelo anterior, graças a três microfones. Este conjunto tem um design redesenhado para reduzir a interferência do vento, para quem necessita de fazer chamadas durante as deslocações. Os microfones permitem ainda gravar áudio a 360º.
O modelo foi redesenhado para serem 15% menores e com um encaixe ergonómico de borracha universal para o ouvido. O som sai em duas vias, definindo os graves profundos e agudos definidos. O sistema de emparelhamento rápido permite passar de uma série a assistir no tablet para uma chamada no smartphone e vice-versa, de forma simples.
Para quem se esquece dos auriculares num local, através da app SmartThings recebe alertas. Os Buds também enviam lembretes aos utilizadores quando detetam uma a postura incorreta, detetando quando não está bem sentado, por exemplo. O estojo tem uma autonomia até 29 horas com o ANC desligado.
5 - Sony PULSE Explore – 219,99 euros – Worten
A Sony tem uma gama de auriculares de alta definição para música, mas os Pulse Explore pertencem à família PlayStation e foram desenhados com o gaming em primeiro foco. Isso não significa que não possa utilizar para qualquer outra utilidade, através de conetividade Bluetooth, mas é a nova tecnologia de áudio sem fios, conhecida como PlayStation Link que os mesmos se destacam. Pode ser ligado diretamente à PS5 através de dongle ou por exemplo, emparelhar diretamente ao leitor remoto Portal e jogar sem fios em modo portátil.
Os auriculares serviram de teste para a nova tecnologia de áudio para os jogos, introduzindo controladores magnéticos planos. Estes permitem obter os efeitos de projeção de áudio 3D mais envolvente, mas sobretudo uma latência de áudio mais baixa e sem perda de qualidade. Basicamente os Pulse Explore foram criados para oferecer nos jogos a qualidade de áudio que os developers de videojogos pretendem nos seus títulos.
O design dos Pulse Explore está em linha com a PS5, o comando DualSense ou mesmo o headset original Pulse, num tom branco. Este inclui quatro adaptadores de ouvido, para que escolha a borrachinha que mais se adapta ao ouvido. Tem um par de botões em cada auricular para controlar os dois microfones de cancelamento de ruído, eliminando os sons indesejados com a ajuda de IA. Tem cinco horas de autonomia e mais 10 horas adicionais no estojo, o que permite um dia inteiro a jogar.
6 - JBL Endurance Peak 3 – 88,99 euros – FNAC
O modelo da JBL aposta num formato de clip, passando uma haste por trás da orelha para segurar melhor o auricular e uma ponta com borracha ergonómica para maior conforto. O sistema deteta o movimento quando os coloca nos ouvidos, ligando e desligando automaticamente. Os auriculares funcionam em frequências até 20 kHz, conetividade Bluetooth 5.2, tendo sido criados para desportistas ou entusiastas de exercícios físicos.
Os JBL Endurance Peak 3 têm certificação IPX7, sendo resistentes à água e poeira. Prometem uma autonomia até 4 horas e uma caixa de carregamento com até mais 24 horas adicionais de energia. Com 10 minutos de carregamento consegue autonomia para uma hora, segundo a marca. O equipamento tem auscultadores afinados pela Harman e os seus controlos táteis laterais permitem alterar o volume ou atender chamadas.
7 - Beats Fit Pro – 249,95 euros – El Corte Inglês
A linha Beats Fit Pro foi desenhada para amantes do fitness, oferecendo extremidades de fixação que pretendem ser confortáveis, graças à sua borracha ergonómica de tamanho universal. Estes são resistentes aos elementos e ao movimento dos utilizadores, para que fiquem sempre fixos. Além disso, têm respiradouros de alívio de pressão, para que possa utilizá-los durante todo o dia.
Os auriculares oferecem dois modos de reprodução, dando maior controlo aos utilizadores daquilo que ouvem. Tem cancelamento ativo de ruído ANC, adaptando-se a qualquer tipo de ruído ou optar pelo modo Transparência, tal como a linha-irmã Apple Pod. Os microfones estão virados para o exterior para melhor captar o som ambiente em torno do utilizador e adaptar-se. O Beats Fit Pro está equipado com o processador H1 da Apple e oferece som espacial.
8 - Bose QuietComfort II – 249,99 euros – FNAC
A combinação de áudio com cancelamento de ruído pretende ser o principal trunfo dos auriculares QuietComfort II da Bose. A marca diz que o sistema se ajusta automaticamente ao gosto do ouvido do utilizador, personalizando a forma de ouvir música.
A Bose tem uma tecnologia proprietária, o Quiet Mode, para reduzir o ruído em redor e o Aware Mode para poder conversar, mesmo quando está a ouvir música. Por outro lado, os utilizadores podem ajudar o equalizador e definir os baixos e graves com os controlos de toque.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários