A preocupação de estacionar “longe” ou a comutação entre transportes públicos pode obrigar a caminhadas que podem atrasar compromissos. As trotinetas e as bicicletas elétricas podem ser uma solução para aqueles necessitam de fazer alguns quilómetros diários. São mais práticas, amigas do ambiente e com maior capacidade de autonomia. Os novos sistemas inteligentes facilitam a sua informação e ativam modos que ajudam a gerir a sua autonomia.

A utilização de veículos como trotinetas e bicicletas elétricas tem diversas vantagens, sendo estas leves e portáteis, normalmente fáceis de reparar e gerir a sua manutenção, além dos baixos custos de utilização. Aliado ao facto de não serem tão poluentes, da necessidade de tirar licenças especiais para os utilizar, estas são cada vez mais comuns de utilizar.

Possivelmente até utiliza com frequência este tipo de veículos de mobilidade, nem que seja para um passeio ocasional, requisitado nos diversos serviços de aluguer disponíveis nas cidades. Mas já parou para pensar em adquirir mesmo uma trotineta ou bicicleta elétrica? Existem preços para todos os gostos, mediante as suas funcionalidades, robustez e conforto. Por isso o SAPO TEK reuniu quatro modelos de cada formato que poderão ser interessantes.

Veja na galeria as 8 propostas de trotinetas e bicicletas elétricas:

1 – Trotineta XIAOMI Electric Scooter 4 Pro – 699,99 euros – Xiaomi Store

A quarta geração de trotinetas da Xiaomi continua a introduzir novas experiências de mobilidade urbana. Promete um design clássico, mas mais potência no desempenho e maior conforto aos utilizadores. A Electric Scooter 4 Pro oferece uma velocidade máxima até 25 km/h, 700 W de potência e uma bateria de 446 Wh que garante uma autonomia até 55 quilómetros. O modelo tem maiores dimensões que as anteriores, sendo mais alta e cumprida, assim como o guiador mais largo de forma a tornar o seu controlo mais confortável durante as deslocações.

O modelo é dobrável, para ser guardado facilmente na mala do carro ou levar no comboio, sendo construída e liga de alumínio de nível aeroespacial, diz a marca, tornando-se mais resistente, mas ao mesmo tempo leve. Utiliza pneus de 10 polegadas sem câmara de ar, recorrendo à tecnologia DuraGel para diminuir preocupações com possíveis furos. Os pneus garantem ainda maior absorção ao choque quando explora caminhos mais irregulares.

Atualmente a fabricante tem a Electric Scooter 4 Pro no mercado, mas recentemente anunciou uma versão Ultra mais apetrechada durante o Mobile World Concress. O destaque vai para o seu sistema de dupla suspensão, um motor mais poderoso de 940 W e mais autonomia, de 70 quilómetros com uma carga. Tem ainda certificação IP55, sendo mais resistente a poeira e água.

2 – Trotineta Segway Ninebot D18E – 309,99 euros - Worten

Tal como outras propostas, a Segway Ninebot oferece uma velocidade máxima até 25 km/h. A trotineta tem uma bateria de 5.100 mAh, oferecendo uma autonomia máxima de 18 quilómetros. E pode utilizá-la de noite, apostando em luzes dianteiras com 2,1 W de potência, assim como LEDs traseiros, podendo ser controlado através da sua app dedicada.

Além de certificação IPX5 para resistência a água, a trotineta oferece três modos de condução, incluindo o Eco, Standard e Sport, assim como um modo de caminhar. Tem travões eletrónicos à frente e um sistema de tambores na parte traseira. Tem pneus de 10 polegadas com câmara de ar, prometendo conforto nas deslocações.

3 - Acer ebii – Ainda não disponível

Apesar da Acer ebii ainda não estar disponível no mercado, é sempre muito curioso ver novas fabricantes a apostarem na mobilidade. A Acer revelou a sua primeira bicicleta elétrica, introduzindo muita da sua experiência ligada a outros produtos tecnológicos. O seu design é minimalista, baseado numa arquitetura modular. A bicicleta pesa 16 quilos, graças à estrutura de alumínio e é alimentada por um motor com apenas um lado. O modelo atinge uma velocidade de assistência máxima de 25 km/h e uma autonomia de 110 quilómetros.

A Acer ebii promete ser mais inteligente, dispensando para isso qualquer sistema de mudanças. Os seus sensores captam as condições de condução, assim como a força da pedalagem e adiciona a energia suficiente para compensar o esforço do condutor, prometendo uma experiência mais leve. A sua aplicação dedicada ebiiGo oferece toda a informação ao condutor, desde rotas recomendadas, a autonomia da bateria, velocidade e outras funcionalidades. Inclui ainda o cadeado automático, detetando a presença ou afastamento do utilizador, via Bluetooth, desbloqueando a bicicleta quando se aproxima.

A bicicleta tem carregamento rápido, demorando duas horas e meia a completar a carga. A bateria portátil pode ser levada para carregar em casa, mas também funciona como um power bank, transferindo energia para um smartphone ou portátil que necessite de um pouco de carga em emergência. E por falar em emergência, os seus sensores também detetam carros e outros objetos em redor, alertando os condutores. E para deslocações noturnas, a bicicleta conta com luz surround, além de informar outros veículos das manobras feitas pelo condutor.

4 - Bicicleta Elétrica Dobrável Berg E-Lite – 579,99 euros – Continente

Disponível em preto e cinzenta, a bicicleta elétrica Berg E-Lite destaca-se por ser dobrável, facilmente arrumada na mala de um veículo ou durante a deslocação em outros meios de transporte como os comboios. O modelo tem um sistema de dobragem rápida, para que possa intuitivamente guardá-la ou colocá-la na estrada para partir.

A Berg E-Lite tem uma caixa de seis velocidades, prometendo uma velocidade máxima de 25 km/h. Tem um motor de 36 V e 250 W de potência e uma bateria de 36 V de 7 Ah, com um ciclo de vida, segundo a fabricante, de 800 ciclos. Conta ainda com um sistema de travagem V-brake. De notar que a bicicleta tem 25,5 kg, suportando o máximo de 100 kg. O seu quadro é de tamanho único (M), mas que a marca diz estar adaptado para pessoas entre 1,60 a 1,90 metros de altura.

5 - Trotineta Elétrica NIU KQi2 Pro – 499,99 euros – Worten

Disponível em cor cinzenta, a NIU KQi2 Pro atinge a velocidade máxima de 25 km/h graças ao seu motor de 300 W e tem uma bateria com uma autonomia de 40 quilómetros. A bateria Li-ON demora cerca de 7 horas a carregar, segundo a marca. O modelo tem ainda um sistema de travão regenerativo na traseira, adicionando um pouco mais de energia à sua bateria quando trava e sistema de tambor na frente.

A trotineta tem um sistema de bloqueio inteligente e pesa 18,2 quilos, sendo referida como robusta e resistente a quedas. O seu peso máximo é de 100 quilos. O modelo apresenta ainda quatro modos de utilização: e-Save, Sport, Custom e Pedestrian, para diferentes cenários de utilização. O modo e-Save, por exemplo, limita a velocidade da trotineta pela metade para prolongar a autonomia.

6 - Bicicleta Elétrica Storex Urbanglide 140 – 419,99 euros – FNAC

A Storex Urbanglide 140 é considerada uma bicicleta elétrica, mas diríamos que é um misto de trotineta. O modelo não tem pedais, mas desloca-se sentado, sendo ideia para deslocações rápidas e confortáveis. E pode-se dizer que é um modelo cheio de estilo, graças ao seu quadro fechado.

A bicicleta tem uma bateria de Lítio, com uma capacidade de 6 Ah e uma autonomia de 18 quilómetros e uma velocidade máxima de 25 km/h. Com um peso de 15 kg, o modelo suporta até 120 quilos. Utiliza ainda um sistema de travões por disco e tem uma estrutura de alumínio.

7 - Bicicleta Mi Smart Electric Folding Bike – 999,99 euros – Loja Xiaomi

Com um conceito de bicicleta dobrável, a Xiaomi pretende ajudar a combater o trânsito das cidades. O modelo tem um design leve, equipado com um motor de 250 W e uma bateria de grande capacidade (5.800 mAh) que segundo a marca oferece uma autonomia para 45 quilómetros, à velocidade habitual de 25 km/h.

O seu design “esguio” pretende ajudar a cortar o vento, evitando assim abrandamentos na velocidade, além de poupar energia. Na roda traseira conta com um sensor de força TMM4, que controla a força feita em cada pedalada, percebendo o desempenho do utilizador, ajudando a reduzir o esforço do condutor. Apresenta ainda quatro modos de ciclismo, cada uma com taxas de assistência das pedaladas, ajudando assim a regular a força elétrica necessária para as deslocações.

Por fim, pode aceder a informações a partir do seu ecrã ou através da aplicação para smartphones. Os dados do percurso, a velocidade, o ritmo de pedalada, distância e consumo de calorias são fornecidos aos utilizadores, em tempo real.

8 - Trotineta Elétrica Ninebot KickScooter F40E – 619 euros – Media Markt 

Seja para viagens de trabalho ou escola, a Ninebot KciScooter F40E pretende ajudar nas deslocações de forma mais segura. Tem uma autonomia para 40 quilómetros e uma velocidade máxima de até 25 km/h. A sua bateria de 367 Wh pode ser carregada durante 6 horas e meia. O seu motor é referido como silencioso e com uma potência de 350 W, prometendo enfrentar mesmo os caminhos mais inclinados até 20%.

Uma das vantagens apontadas pela marca é o seu formato compacto, com capacidade de dobrar e desdobrar a trotineta para que seja guardada na mala do carro ou em qualquer lugar da casa. O seu sistema de dobragem inteligente pode ser feito em dois passos, usando apenas uma mão.